Notícias

Congresso UFBA: Atividades da Facom abordam novo contexto da comunicação

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) apresentará uma programação extensa nos dias 30 e 31 de outubro, durante o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019.

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) apresentará uma programação extensa nos dias 30 e 31 de outubro, durante o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019. As atividades acontecem nos turnos matutino e vespertino, e abordarão temas relativos ao campo da comunicação na contemporaneidade, como mídia e democracia, e fake news. Confira aqui a programação completa do Congresso.

A Facom é reconhecida como pioneira por abrigar o primeiro curso de Jornalismo no estado da Bahia, criado na década 50, e também, por oferecer a primeira habilitação em Produção em Comunicação e Cultura do Brasil, em 1996. Segundo o vice-diretor da Facom, Leonardo Costa, é sempre muito importante a Universidade apresentar, de forma pública, os seus trabalhos e projetos. “O Congresso marca a realização de diversos programas de bolsas estudantis, e, desse modo, ressalta o seu aspecto de formação”, afirma o gestor e também tutor do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (Petcom).

Entre outros assuntos pautados na programação da Faculdade de Comunicação, estão apresentações de produtos realizados por instâncias da instituição, como por exemplo, a edição de número 17 da Revista Fraude, produzida pelos estudantes bolsistas do Petcom; a edição especial “Mulheres Atentas” da Revista JaÉ, produzida pela Agência Experimental de Notícias; e apresentação sobre o programa de formação em fotografia do LabFoto. Segundo a estudante de jornalismo, Luísa Carvalho, bolsista do Petcom e editora-chefe da Fraude 17 “o Congresso é importante não só enquanto um espaço de divulgação da revista mas também enquanto um momento de troca de saberes”, afirma.

O Congresso UFBA começou hoje (29/10) com solenidade de abertura às 17h30 na Reitoria, localizada no bairro do Canela, em Salvador. Segundo a instituição, “o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão constitui-se como um espaço de reflexão ampliada e aprofundada sobre a Universidade, suas heranças, perspectiva, e papel social, favorecendo o estabelecimento de políticas mais bem definidas para as diversas dimensões da UFBA”.


Algumas atividades apresentadas pela Facom:

Jornalismo e Fake News
Debate com: Malu Fontes, Tatiana Dourado e Maria Pinho
Data: 3010 | 10h15 | Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF 3)

Mídia e Direitos Humanos
Orientador: Cássio Santos Santana
Estudantes: Polyana Sá e Lucas Tadeu 
Data: 30/10 | 15h55 | Sala 6A
 
Revista Fraude 17
Orientador: Leonardo Costa
Estudantes: Gabriel Caíno e Luísa Carvalho
Data: 31/10 | 09h00 | Sala 6A

Programa de formação em fotografia do LabFoto
Orientador: Rodrigo Rossoni
Estudantes: Luisa Calmon
Data: 31/10 | 09h30 | Sala 6A 

Revista JaÉ
Orientador: José Roberto Severino
Estudantes: Júlia Lobo, Igor Brito e Erick Barbosa
Data: 31/10 | 14h00 | Sala 6A

Programação completa do Congresso

 

Serviço:
Congresso UFBA 2019
De 29/10 a 31/10
Solenidade na Reitoria:
Dr. Augusto Viana, 1 - Canela, Salvador - BA, 40110-060
publicidade
publicidade