ABI BAHIANA

8 obras para ler na biblioteca da ABI

No Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, um dos equipamentos culturais da Associação Bahiana de Imprensa, separou algumas obras de seu acervo e convida o público a conhecer o espaço. A Biblioteca fica no segundo andar do prédio da ABI, no Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé.

Com um acervo especializado em comunicação, ela foi idealizada pelo então presidente desta instituição, o jornalista Jorge Calmon (1915 – 2006), e inaugurada em 1º de setembro de 1972. Seu objetivo foi incentivar a cultura e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da área, bem como servir ao público em geral. Em 10 de setembro de 1973, por decisão da Diretoria Executiva, passou a ter o nome do seu idealizador, “Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon”.

Nela, se encontram obras sobre as teorias da comunicação, jornalismo, semiologia, técnica de história em quadrinhos, propaganda, publicidade, marketing, relações públicas, fotografia, cinema, radiodifusão, televisão, além de biografias de cineastas e outras preciosidades.

Integra o acervo, por exemplo, a Coleção de Cinema do crítico Walter da Silveira, uma hemeroteca (coleção de recortes de jornais), a biblioteca pessoal do jornalista e professor Sérgio Mattos, os acervos de Berbert de Castro, José Umberto Dias e outros.

Simbólico para a literatura mundial, o dia 23 de abril foi escolhido na Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris, no ano de 1995. A razão é que nesta data morreram autores proeminentes, como William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Assim, se celebra em 23 de abril esse produto cultural tão importante enquanto instrumento de difusão de conhecimento e, ao mesmo, a figura do escritor, sem o qual não existiria o livro.

  • Confira abaixo nossas dicas de hoje:

1. CIPRIANO BARATA NA SENTINELA DA LIBERDADE

2. INFLUÊNCIAS DA LITERATURA BRASILEIRA NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

3. TELEVISÃO DIGITAL NA AMÉRICA LATINA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS

4. WALTER DA SILVEIRA – O ETERNO E O EFÊMERO

5. O MUNDO DA PAZ

6. JORNALISMO: DIÁRIO DE NOTÍCIAS

7. HAF NA TB

8.  BAHIA, SÉCULO XIX – UMA PROVÍNCIA NO IMPÉRIO

>> A Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon funciona de segunda a sexta (9h-12h e 13h-16h). Ao público é possível consultar o acervo técnico, periódicos locais e do interior. Não dispõe de empréstimo. Contato: 71 3322-6903 | <[email protected]>.

publicidade
publicidade