Todo mundo sabe que o Esporte Clube Bahia possui dois títulos de campeão brasileiro. Mas você conhece a história por trás da conquista da primeira estrela naquele 29 de março? Quem resolveu contar essa trajetória foi o jornalista Antônio Matos, diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), no livro “Heróis de 59”, que será lançado hoje (10), às 18h30, na Arena Fonte Nova.
A publicação, com 287 páginas de um texto leve e fotografias (muitas inéditas), narra a criação da Taça Brasil e a formatação do elenco do Bahia para a competição até ao carnaval em pleno abril, com o desembarque da vitoriosa delegação no então aeroporto Dois de Julho, a repercussão da mídia esportiva diante do primeiro título nacional de futebol ter sido ganho por um time nordestino, e a festa das faixas, com o Náutico. O prefácio é do advogado trabalhista e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Roberto Pessoa e o posfácio do jornalista Eliezer Varjão, ex-chefe de Reportagem do jornal A Tarde.
Antônio Matos é jornalista e radialista, bacharel em Direito, diplomado em 1970, pela Universidade Federal da Bahia, e delegado de Polícia. Ypiranguense, ele iniciou sua atividade na mídia esportiva como repórter da Rádio Cruzeiro. Trabalhou ainda nas sucursais de Salvador da Bloch/Manchete Esportiva e de O Estado de São Paulo, na Tribuna da Bahia, no Diário de Notícias e em A Tarde, onde foi redator, editor e chefe de reportagem.
Serviço
Livro Heróis de 59, de Antônio Matos Data: 10 de abril Horário: 18h30 Onde: 4º andar da Arena Fonte Nova - Zona mista
Confira o vídeo de divulgação:
Booktrailer | Livro Heróis de 59 – Antônio Matos from Kin Guerra on Vimeo.