Notícias

Jornalista Antônio Matos lança livro sobre o primeiro título nacional do Bahia

Todo mundo sabe que o Esporte Clube Bahia possui dois títulos nacionais. Mas você conhece a história por trás da conquista da primeira estrela naquele 29 de março? Quem resolveu contar essa trajetória foi o jornalista Antônio Matos, diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), no livro “Heróis de 59”. Confira!

Todo mundo sabe que o Esporte Clube Bahia possui dois títulos de campeão brasileiro. Mas você conhece a história por trás da conquista da primeira estrela naquele 29 de março? Quem resolveu contar essa trajetória foi o jornalista Antônio Matos, diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), no livro “Heróis de 59”, que será lançado hoje (10), às 18h30, na Arena Fonte Nova.

Capa do livro “Heróis de 59” – Foto: Divulgação

A publicação, com 287 páginas de um texto leve e fotografias (muitas inéditas), narra a criação da Taça Brasil e a formatação do elenco do Bahia para a competição até ao carnaval em pleno abril, com o desembarque da vitoriosa delegação no então aeroporto Dois de Julho, a repercussão da mídia esportiva diante do primeiro título nacional de futebol ter sido ganho por um time nordestino, e a festa das faixas, com o Náutico. O prefácio é do advogado trabalhista e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Roberto Pessoa e o posfácio do jornalista Eliezer Varjão, ex-chefe de Reportagem do jornal A Tarde.

Antônio Matos é jornalista e radialista, bacharel em Direito, diplomado em 1970, pela Universidade Federal da Bahia, e delegado de Polícia. Ypiranguense, ele iniciou sua atividade na mídia esportiva como repórter da Rádio Cruzeiro. Trabalhou ainda nas sucursais de Salvador da Bloch/Manchete Esportiva e de O Estado de São Paulo, na Tribuna da Bahia, no Diário de Notícias e em A Tarde, onde foi redator, editor e chefe de reportagem.

Serviço

Livro Heróis de 59, de Antônio Matos

Data: 10 de abril

Horário: 18h30

Onde: 4º andar da Arena Fonte Nova - Zona mista

Confira o vídeo de divulgação:

Booktrailer | Livro Heróis de 59 – Antônio Matos from Kin Guerra on Vimeo.

publicidade
publicidade