Chegou a vez de Salvador abrigar o projeto “Pauta Eficiente: como abordar a deficiência na imprensa”, do jornalista e historiador Ednilson Sacramento. Depois de passar por diversas cidades, o primeiro jornalista cego formado pela Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM) realizará a oficina na sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), na Praça da Sé. Com vagas para 20 profissionais, a atividade acontece no dia 8 de junho (sábado) e visa orientar jornalistas e radialistas na cobertura de pautas relacionadas à pessoa com deficiência. Inscrições neste link.
Segundo Ednilson, a formação é um desdobramento de sua pesquisa de conclusão do curso de Jornalismo. “A intenção é capacitar os colegas para abordar, de forma ética e adequada, a temática da deficiência em reportagens, programas de rádio e TV, além de publicações na internet”, explica o maragogipense, que planeja lançar um guia prático sobre o assunto.
Entre os principais conteúdos que integram a atividade proposta por ele estão os tipos de deficiência, a preparação da cobertura jornalística (impresso, rádio e TV, internet), como entrevistar pessoas com deficiência, critérios e sugestões de pauta, como encontrar fontes e especialistas, além de tratar da legislação e de terminologias.
Cego desde os 20 anos por conta de uma retinose pigmentar, Ednilson Sacramento é graduado em Jornalismo (2017) pela UFBA e licenciado em História (2010) pela FTC. Tem estudos e pesquisas nas áreas de acessibilidade cultural, direitos humanos, mídia e diversidade. Ele é o autor do audiolivro “Rock Baiano – História de uma Cultura Subterrânea”.
Serviço
Oficina Pauta Eficiente: como abordar a deficiência na imprensa Facilitador: Ednilson Sacramento Carga horária: 4h Data: 8 de junho de 2019, 8h-12h Local: Sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Rua Guedes de Brito, 1 – Edifício Ranulpho Oliveira, Praça da Sé (Centro) Inscrições: https://forms.gle/hNgbQDbJPU2ZeX7U7 Informações: <[email protected]> / (71) 98791-7988