ABI BAHIANA

Série Lunar é consolidada no calendário da ABI 

Parceria com a Escola de Música da UFBA, em 2023 a atividade permanece às quartas-feiras, gratuita e com apresentações no auditório Samuel Celestino

Representantes da Escola de Música da UFBA (Emus-UFBA) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) se reuniram na manhã desta quinta-feira (15) para avaliação e planejamento da Série Lunar, a programação de concertos mensais permanecerá sempre nas noites de lua cheia.

A equipe avaliou que as últimas apresentações, com sucesso e retorno positivo de público, consolidaram o evento no calendário da instituição. “Estamos diante do fortalecimento de uma marca e temos visto algo que é uma gratidão do público pelas apresentações”, avaliou Amália Casal na abertura da reunião. Primeira-secretária da ABI e coordenadora da série, ela é a principal responsável pelo projeto. 

Serão oito apresentações em 2023, distribuídas ao longo do ano, com programação ainda em ajuste. A organização prevê a divulgação sempre no mês anterior. Duas audições já estão com tema definido, uma das quais a de estreia da temporada 2023, marcada para 1º de março. Com apresentação do casal Tota Portela e Teca Gondim, a edição será um sarau em homenagem ao centenário de Ruy Barbosa.

“A ideia é fazer um repertório que reproduza os saraus que aconteciam na casa de Ruy no Rio de Janeiro. A esposa dele, Maria Augusta, era pianista e convidava a sociedade da época para a sua casa. Toca e Teca querem pesquisar um repertório inspirado nisso”, antecipa Amália.

Também já está definido que a última apresentação será no dia 6 de dezembro, com a Cantata de Natal, a cargo do Madrigal da UFBA e convidados, que precisou ser suspensa este ano. Com exceção desse contratempo, toda a temporada 2022 foi cumprida e, muitas vezes, com casa cheia. 

Como artista e parte da produção do espetáculo, Teca Gondim avalia que o próximo ano será o momento ideal para lapidar um trabalho que já tem sido bem feito. “Acho que tivemos uma experiência muito boa em 2022. Em 2023, a gente vai partir do que já tem para melhorar ainda mais.” , diz.

Amália acredita que devem se apresentar novamente o solista de violão Mario Ulloa e a Orquestra de Violões da UFBA, além do pianista e professor Paulo Gondim. As apresentações permanecem no auditório Samuel Celestino, no oitavo andar da sede da ABI, na Praça da Sé. Sempre gratuito e entre 19h e 21h. 

A reunião de avaliação desta quinta-feira (15) serviu para pensar novas estratégias em relação a estrutura e a divulgação do projeto. As discussões tiveram como objetivo tornar o evento ainda mais agradável para o público, além de alinhar a organização do evento aos propósitos de fomento à cultura que estão na pauta de ambas as instituições e dos interesses acadêmicos e pedagógicos da Emus UFBA. 

VEJA AS DATAS DA SÉRIE LUNAR 2023 

01/03 – Quarta-feira

Duo Tota & Teca Gondim e a soprano Eneida Lima homenageiam Ruy Barbosa em seu centenário de falecimento

03/05 – Quarta-feira

31/05 – Quarta-feira

05/07 – Quarta-feira

30/08 – Quarta-feira

27/09 – Quarta-feira

25/10 – Quarta-feira

06/12 – Cantata de Natal

Textos relacionados:

publicidade
publicidade