O Portal Black Fem (PBF) é um veículo de mídia dedicado ao interesse público e entretenimento para adolescentes negras, centrado nos princípios do jornalismo de soluções e design. Fundado pela jornalista I’sis Almeida e pela designer e artista Lavínia Oliveira, o PBF acaba de lançar sua campanha de financiamento recorrente no Catarse. O objetivo da iniciativa é garantir sua sobrevivência financeira, ajudando a celebrar a potência de meninas e mulheres negras e unir comunidades.
Em janeiro de 2024, o Portal Black Fem foi uma das startups de jornalismo finalistas do Google News Initiative Startups Lab, aceleração que reconhece projetos inovadores no ecossistema do jornalismo no Brasil e no mundo.
O programa incentivou financeiramente diferentes veículos de mídia a escalarem seus projetos. Além de estar entre as 15 selecionadas, o prêmio final recebido pela organização foi de $10.000,00, mas o mesmo será suficiente apenas até o final de julho.
A atual campanha recorrente no Catarse tem o objetivo de diversificar a receita da organização, hoje enquadrada como Sociedade Empresária LTDA. Ao apoiar o Portal Black Fem, os assinantes da campanha contribuem com uma equipe fixa de cinco mulheres negras e um homem negro, além de possibilitar a inclusão produtiva e financeira de suas conselheiras organizacionais.
A principal diferença entre uma campanha de financiamento comum e uma campanha de financiamento recorrente está na estrutura e no objetivo dos pagamentos. Na campanha recorrente, os apoiadores contribuem de forma contínua, geralmente mensalmente. Para o Portal Black Fem, uma campanha de financiamento recorrente pode ajudar a garantir uma fonte estável de recursos para manter e expandir suas operações, permitindo uma produção contínua de conteúdo jornalístico de qualidade.
Histórico
A história do veículo começa em 2014. As amigas I’sis e Lavínia criaram uma página no Facebook antes chamada de “Black Fem Page”, com o objetivo de impulsionar o empoderamento de meninas e mulheres negras. A rede social atraiu na época mais de 20 mil seguidoras.
No entanto, assuntos não relacionados à beleza e moda não tinham tanto desempenho. Incomodadas com o baixo engajamento dos conteúdos voltados à política e outros temas igualmente relevantes ao que na época era chamado de “empoderamento estético”, I’sis e Lavínia decidiram transformar a página em um veículo de comunicação com um site, impulsionadas pela interação com as seguidoras da página.
Com a campanha do Catarse, suas sócias-fundadoras querem garantir não só a sobrevivência financeira a médio e longo prazo, mas também realizar os ajustes necessários no site da organização, que está em fase de pré-lançamento.
SERVIÇO
🔗 Link da campanha: catarse.me/ajudeoportalblackfem
Caso prefira realizar uma doação pontual, use o PIX (CNPJ): 54738053000133
Para mais informações: (71) 999538947 – I’sis Almeida
E-mail: [email protected] ou [email protected]