A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) realizou nesta quarta-feira (27), sua Assembleia Geral Ordinária, com a apresentação do Relatório de Atividades da Diretoria referente ao período 2024-2025, aprovação das contas do exercício, balanço de gestão e homologação do calendário eleitoral. O encontro teve participação presencial de associados, direto da Sala Afonso Maciel, na sede da entidade, e online, por meio de videoconferência.
O presidente da ABI, Ernesto Marques, apresentou o Relatório de Atividades, no qual destacou os desafios da gestão, medidas de contenção de despesas, geração de receitas que viabilizaram a manutenção da entidade diante da difícil situação financeira e falou sobre projetos em andamento.
O presidente da Assembleia Geral, Walter Pinheiro, elogiou a gestão conduzida por Ernesto num período marcado por dificuldades financeiras, efeitos da pandemia e ambiente político instável. Pinheiro ressaltou a postura institucional da ABI e a transparência, lembrando que os relatórios, inclusive os financeiros, estão disponíveis para consulta dos associados.
Na sequência, ele leu o parecer do Conselho Fiscal, integrado por Simone Ribeiro, José Pedro Daltro e Romário Costa Gomes, favorável às contas da Diretoria, após exame do demonstrativo financeiro do exercício de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025. O parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade pela Assembleia.
Clima de despedida e reconhecimento
A 1ª secretária da ABI, Amália Casal, fez um balanço da Série Lunar, projeto cultural coordenado por ela nas duas últimas gestões e realizado em parceria com a Escola de Música da UFBA. Entre 19 de junho de 2024 e junho de 2025, foram promovidos nove concertos no Auditório Samuel Celestino, com caráter formativo e participação de professores, alunos avançados e músicos vinculados à Emus/UFBA.
Amália também ressaltou o “Protocolo Antifeminicídio – Guia de Boas Práticas para a Cobertura Jornalística”, iniciativa do grupo de diretoras com apoio do diretor de Cultura, Nelson Cadena, que levou orientações a redações de jornais, rádios e TVs. Por razões pessoais e de saúde, ela informou que não integrará a nova chapa, deixando agradecimentos à Diretoria e aos colegas.
A vice-diretora de Finanças, Sara Barnuevo, destacou a contribuição de Amália para a Diretoria, enquanto Ernesto Marques agradeceu à equipe e aos associados, reforçando a ABI como espaço de convivência intergeracional do jornalismo baiano. Ele também sublinhou que a revista da ABI se consolidou como fonte importante de receita em um cenário de frustração de outras fontes.
Como encaminhamento, Ernesto convocou os associados para a Assembleia Geral Extraordinária de 10 de setembro, destinada à eleição da chapa única que tem a jornalista Suely Temporal como candidata à presidência.
A votação, de caráter homologatório, permitirá manifestações orais na sessão e envio de voto por escrito (e-mail), sem voto em urna, com sessão prevista para se estender até as 17h. Ele pediu a mobilização da base para participação ampla.
Ao final, Walter Pinheiro registrou a presença de dirigentes e convidados – entre eles Moacy Neves (Sinjorba) e a diretora Isabel Santos – e encerrou a sessão, reforçando o convite para o encontro do dia 10 de setembro.
Serviço — Próximo passo
O quê: Assembleia Geral Extraordinária (eleição da chapa única)
Quando: 10 de setembro de 2025 (quarta-feira), das 9h às 17h
Onde: Sede da ABI e sala virtual para associados habilitados
Informações: Mariléa Cruz (Email: [email protected] | Tel: 7198426-1460)






