Artigos

A China no foco dos baianos

Série de webnários da UFBA faz o jornalista Luis Guilherme Pontes Tavares, vice-presidente da ABI, relembrar o colega Sérgio Costa, falecido em 2016.

Por Luis Guilherme Pontes Tavares*

A série de seis webinários (links abaixo) sobre a China Atual, ocorridos de 23 a 26 de fevereiro no âmbito do Congresso Virtual UFBA 2021, me reacendeu a lembrança do jornalista Sérgio Costa (1961-2016). Ele estava na direção do Correio* quando visitou a China no início de 2015. Naquele mesmo ano, ele ingressou como sócio da ABI.

Após a viagem, estive com o jornalista, mais de uma vez, na sala envidraçada que ocupava na redação do Correio*, e tive oportunidade de provocá-lo no sentido de repetir o feito de seu pai, jornalista Flávio Costa, que escreveu A China está mais perto (Rio de Janeiro: Guavida, 1974), livro testemunhal e pioneiro na exposição dos passos iniciais do país oriental para alcançar a pujança dos dias atuais.

Sérgio Costa nos deixou a crônica “Cinquenta tons de China” (clique aqui), que o Correio* publicou na edição de 06 de maio de 2015. Ele, todavia, não lançou o livro que poderia dialogar com a obra que o pai publicara em 1974. Desconheço se, por acaso, deixou o inédito adiantado ou pronto. Faleceria em 06 de março de 2016, o que equivale dizer que perdemos o colega há cinco anos.

A curiosidade é característica indispensável no profissional de jornalismo. No meu caso, que atuo na profissão desde 1971, confesso que apreciaria muitíssimo conhecer Beijing, Xangai, Macau, Cantão e Hong Kong. Tenho conversado a respeito com colegas, sobretudo pares da ABI, e, quem sabe?, cheguemos a algum acordo quando as circunstâncias autorizarem.

É fundamental que a China não nos surpreenda. “É preciso estar atento e forte” (Divino Maravilhoso, de Caetano e Gil, 1969). Dei-me conta, no Congresso Virtual UFBA 2021, de que o assunto é tratado com a atenção e há vários grupos de estudos que elegeram a China como objeto de pesquisa. Apreciei, com maior entusiasmo, a exposição da professora Elsa Sousa Kraychete, adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), no que tange às conclusões do seu estudo sobre a presença da China na África.

Eis os links da série que acompanhei no Congresso Virtual UFBA 2021:

Estado, economia e geopolítica

China e a disputa pela hegemonia tecnológica

China: projeção internacional e desigualdades socioeconômicas

Relações da China com os BRICS e o Mercosul e repercussões no sistema internacional

Comparações entre Brasil e China em áreas de economia e de relações internacionais

A emergência chinesa e sua presença na Bahia nos últimos 20 anos

*Jornalista, produtor editorial e professor universitário. É 1º vice-presidente da ABI. [email protected]

Nossas colunas contam com diferentes autores e colaboradores. As opiniões expostas nos textos não necessariamente refletem o posicionamento da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).
publicidade
publicidade