Notícias

“A invenção da poesia” é o novo livro de Ruy Espinheira Filho

Um dos poetas mais expressivos em atividade no país, Ruy Espinheira Filho reúne suas criações líricas em “A Invenção da Poesia & outros poemas” (Editora Record). A obra será lançada nesta quinta, 1º de junho, às 18h, na Livraria LDM do Shopping Paseo, no Itaigara.

Ruy tem mais de 35 de livros de poemas lançados. O jornalista e escritor é membro da Academia de Letras da Bahia e foi eleito um dos vinte poetas contemporâneos mais importantes do Brasil.

Considerado por Carlos Drummond de Andrade um autor de uma “poesia concentrada e de sutil expressão”, Ruy Espinheira Filho é consagrado pela crítica e ganhador dos principais prêmios literários do país.

Capa/Reprodução

No seu mais novo livro, o poeta baiano reúne suas criações entre 2019 e 2022. Divididos em três partes, os poemas revelam dores que o passado ainda remonta, voltando a sentimentos e questões que se prolongam no presente. Um livro repleto de recordações.

“É a poesia que me procura. Eu me dediquei mais à poesia do que à prosa, porque ela me procurou mais do que as outras coisas. Faz parte da minha natureza”, explica Espinheira a Elis Freire, em entrevista para o jornal A Tarde (leia aqui).

Na primeira parte, Ruy percorre temas e espaços regionais, com a mesma desenvoltura que se detém naqueles de cunho universal. Na segunda parte, faz referência aos dias mais obscuros da pandemia. E finaliza com uma homenagem aos ilustres Machado de Assis e Graciliano Ramos, a partir de possíveis diálogos estabelecidos com suas obras.

A invenção da poesia apresenta um eu lírico que se mostra impressionado e reflexivo acerca da passagem do tempo. Com caráter intimista e destreza para revelar minúcias, Ruy Espinheira Filho evidencia brilhantemente como a natureza humana se manifesta em épocas e situações as mais diversas.

Ruy Espinheira Filho é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, tornou-se doutor pela Escola de Letras, lecionou 35 anos na UFBA. Colecionou passagens por jornais como Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia e, a cada quinze dias, abrilhanta o jornal A Tarde com sua produção. Lançou seu primeiro livro, Heléboro, em 1974. De lá para cá, presenteou os leitores com obras como Um Rio Corre na Lua (2007) e Estação Infinita e outras estações (2013), entre outros títulos sob importantes selos editoriais do país.

SERVIÇO

Lançamento e sessão de autógrafos do livro “A Invenção da Poesia & outros poemas”, de Ruy Espinheira Filho
Data: 1º de junho
Hora: 18h
Local: Livraria LDM do Shopping Paseo Itaigara – L2 – Rua Rubens Guelli, 135 – Itaigara – Salvador-BA.
Evento gratuito

publicidade
publicidade