ABI BAHIANA

ABERT doa obras de arte ao Museu de Imprensa

Doação foi feita durante visita da ABI à sede do Grupo Bandeirantes, em Salvador

O Museu de Imprensa da Associação Bahiana de Imprensa expandiu o seu acervo nesta terça-feira (07/03), depois de uma importante contribuição feita pela Associaçāo Brasileira de Emissoras de Rádio e Tv (ABERT). A doação de duas obras de arte aconteceu durante uma visita de diretores da ABI à sede da Band Bahia, no bairro da Federação, em Salvador.

“Asas da imaginação”, de Ricardo Franco

As peças foram feitas pelos artistas baianos Marepe e Bel Borba, para a Mostra Rádio em Movimento, exposição promovida pela ABERT em homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil e da Semana de Arte Moderna, no Museu Nacional da República, em Brasília. Concorreram, 81 rádios modelo capelinha, um dos mais populares da década de 1940, personalizados por três artistas de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. O vencedor entre os baianos foi o artista visual Ricardo Franco, com a obra “Asas da imaginação”.

Agora, as obras de Marepe e de Borba serão expostas na vitrine do Museu de Imprensa, no térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé. O detalhe é que os equipamentos funcionam.

O jornalista e radialista Ernesto Marques, presidente da ABI, recebeu as obras das mãos de Augusto Correia Lima, diretor Norte/Nordeste do Grupo Bandeirantes de Comunicação e presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado da Bahia (Serteb).

Os jornalistas Augusto Correia Lima e Ernesto Marques

“A gente recebe essa doação com muita alegria. Ela se refere a um capítulo importante da história da comunicação, que é a história do rádio brasileiro, na qual o rádio baiano tem um protagonismo muito grande”, destacou Marques. Ele falou também sobre um desejo antigo da ABI e outras instituições parceiras: ter um museu da comunicação na Bahia.

Augusto Correia ressaltou o compromisso da Band em preservar a história da comunicação e explicou a decisão de ofertar as peças à Associação. “Nós achamos que essas obras ficariam muito bem no museu da ABI. E quem sabe esse não é um passo para, junto com outras emissoras e instituições, construirmos o museu de comunicação. A Bahia tem muito o que mostrar, guardar e oferecer ao Brasil”, afirmou o jornalista paraibano.

O dirigente declarou também o apoio da emissora à Rede de Proteção aos Profissionais da Imprensa, que será lançada em breve como resultado de mais uma parceria entre a ABI e o Sinjorba.

O encontro teve as participações da jornalista Zuleica Andrade, diretora de jornalismo da Band Bahia; do 1º vice-presidente da ABI, Luis Guilherme Pontes Tavares; da 2º vice-presidente da ABI, Suely Temporal; e da 1ª secretária Amália Casal.

publicidade
publicidade