ABI BAHIANA

ABI celebra os 100 anos do nascimento de Afonso Maciel Neto

Há 100 anos, em 8 de novembro de 1921, nascia Afonso Maciel Neto (1921-2015). Para homenagear a memória desse conceituado homem público que partiu aos 94 anos, a Associação Bahiana de Imprensa vai realizar nesta quarta-feira (10), às 11h, um evento comemorativo do centenário de nascimento do jornalista, advogado, deputado estadual, ex-presidente e sócio benemérito da instituição. A solenidade será realizada, com os devidos protocolos sanitários, na sede da entidade à qual Maciel serviu por mais de vinte anos, e contará com a presença da família do homenageado.

Afonso Maciel Neto desempenhou na ABI as funções de bibliotecário, diretor do Museu Casa de Ruy Barbosa e presidente da entidade (de 1972 a 1986). Entre suas principais realizações destacam-se a ampliação do acervo da Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, a criação do Museu de Imprensa, a edição do livro comemorativo dos 50 anos da ABI, o Seminário de Técnica e Atualização Jornalística com intelectuais e grandes expoentes da imprensa brasileira e a reforma da Casa de Ruy Barbosa. Em 2000, foi agraciado pela ABI com a Medalha do Mérito Jornalístico. 

Durante os 14 anos em que esteve à frente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Afonso Maciel Neto encarou um dos momentos mais difíceis para a imprensa brasileira, a ditadura militar. O presidente da Assembleia Geral da ABI, Walter Pinheiro, explica que o jornalista se tornou figura conhecida e respeitada por causa de sua importante contribuição em defesa da liberdade de imprensa. “Sentimo-nos orgulhosos em poder reverenciar a memória do nosso saudoso ex-presidente. A passagem de Afonso Maciel pela ABI foi muito marcante, especialmente no período em que ocupou a presidência. Era uma época difícil para quem atuava no campo da comunicação, da imprensa, dos jornais, em face do AI-5, que estava com todo rigor censurando, fechando instituições, perseguindo as liberdades. Afonso Maciel não mediu esforços para defender a prática jornalística”, afirma. 

Para o presidente da ABI, Ernesto Marques, Afonso Maciel teve contribuição importante para a manutenção e o fortalecimento da entidade. “Ele marcou sua passagem pela presidência já pelo fato de ter sido o primeiro homem de rádio a dirigir a ABI, mas não só por isso. Vem do período dele a criação da Biblioteca Jorge Calmon, por um bom momento vivido pelo Museu Casa de Ruy Barbosa, do qual ele já tinha sido diretor. Para nós ele é uma referência da atenção que a ABI deve dar ao seu papel de instituição da cultura baiana”.

Sobre o homenageado

Afonso Glicério da Cunha Maciel Neto nasceu em Salvador, no dia 8 de novembro de 1921. Formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Bahia, tendo exercido diversas funções públicas durante sua vida. Aos 24 anos, foi auxiliar de imprensa e chefe de revisão da Imprensa Oficial do Estado da Bahia, 1945-1946. Chefe de gabinete do Secretário da Educação e Saúde do Estado, 1946; redator de debates da Assembleia Legislativa da Bahia; Assistente jurídico do Ministério da Viação e Obras Públicas, servindo na Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, 1947-1957; consultor jurídico da Rede Ferroviária Federal S/A. Conselheiro, diretor e tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB-BA. Assumiu o cargo de delegado regional do trabalho na Bahia, em 1967, e integrou o quadro de advogados da União, cargo no qual aposentou-se. Recebeu diversas condecorações de medalhas, entre as quais destaca-se a Ordem do Mérito da Bahia, no Grau de Comendador.

SERVIÇO

Homenagem dos 100 de nascimento de Afonso Maciel Neto 

Quando: 10 de novembro de 2021, às 11 horas. 

Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8° andar, Auditório Samuel Celestino)

Mais informações

Assessoria: [email protected] / 71 98791-7988 (Wa)

Fontes disponíveis: 

Ernesto Marques –  presidente da ABI: 71 99129-8150

Simone Ribeiro – diretora de Divulgação da ABI: 71 98816-7285

Site: http://www.abi-bahia.org.br/

  • Encontre a ABI nas redes sociais:

Youtube: @ABIBahia | Instagram e Twitter: @abi_bahia |Facebook: @abi.bahia

publicidade
publicidade