ABI BAHIANA

ABI e OAB-BA sorteiam posições de candidatos à Prefeitura de Salvador no debate do dia 4

Na manhã desta quarta-feira (28), assessores dos candidatos à Prefeitura de Salvador foram recebidos na sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), para o sorteio dos púlpitos do debate que será realizado pela ABI, em parceria com a OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia). O evento acontecerá no próximo dia 4 de novembro, às 20h, no Centro Histórico da capital baiana, e é uma oportunidade para os postulantes ao Palácio Tomé de Sousa apresentarem suas propostas para a cidade. Além da transmissão ao vivo pelas redes sociais das entidades realizadoras, o debate conta com o reforço de veículos de comunicação de Salvador, convidados para integrar um pool de divulgação e retransmissão.

A jornalista Suely Temporal, mediadora do debate, conduziu o sorteio de púlpitos na Sala de Reunião Afonso Maciel. No breve encontro, ela tirou algumas dúvidas dos participantes e ficou encarregada de pegar na urna o número correspondente ao local que será ocupado por cada candidato no Auditório Samuel Celestino, no 8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira. Temporal e Amália Casal Rey representaram a diretoria da ABI na reunião. O jornalista Paulo Fortes, assessor de comunicação da OAB-BA, representou a entidade.

A jornalista Suely Temporal realizou o sorteio das posições dos candidatos |Foto: Joseanne Guedes

Participaram do sorteio Sueli Araújo – Olivia Santana (PCdoB-PP); Rafael Ribeiro – Cezar Leite (PRTB); Luan Santos – Bruno Reis (DEM/PDT); José Calasans – Celso Cotrim (Pros); Ícaro Souza – Major Denice (PT/PSB); Eric Souza – Rodrigo Pereira (PCO); Danielle Soares – João Bacelar (Podemos/Rede/PTC); Os representantes dos candidatos Hilton Coelho (PSOL) e Pastor Sargento Isidório (Avante/PSD/PMB) justificaram a ausência e avisaram que os candidatos estão de acordo com as posições que receberam no auditório.

Veja a configuração do Auditório Samuel Celestino no dia do debate:

Durante o debate da próxima quarta-feira, a ABI homenageará o jornalista Samuel Celestino, ex-presidente da Diretoria Executiva e da Assembleia-geral da instituição. “Este debate carrega muitas importâncias e significados, seja pelo momento vivido pelo país, seja pelo tributo que fazemos à trajetória do maior nome do jornalismo político baiano. Quando dedicamos, OAB-BA e ABI, este debate a Samuel Celestino, estamos também reconhecendo e homenageando todos os colegas que trabalham na cobertura dos fatos políticos”, destacou Ernesto Marques, presidente da ABI.

O dirigente também comemorou a recepção de veículos de comunicação de Salvador convidados para integrar um pool de retransmissão do debate. “A adesão maciça ao convite para formação do pool multimeios para divulgação, retransmissão e repercussão do debate, expressa o compromisso da comunicação baiana com a nossa terra. Está bela demonstração de união por Salvador simboliza a energia potencial de profissionais e empresas e sua enorme capacidade de movimentar grandes causas”, afirmou o jornalista.

Para o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, “o debate eleitoral é um instrumento da democracia”. Segundo o advogado, a discussão de ideias e a exposição dos candidatos permitem que os eleitores tenham mais e melhores condições de escolher seu candidato para a prefeitura municipal de Salvador. “Vamos fazer o debate com todos os cuidados de higiene e biossegurança que esse momento de pandemia exige e temos certeza que a grande vencedora da noite será a democracia”, disse.

Estrutura e regras

De acordo com Ernesto Marques, o auditório será adaptado para o debate, visando a garantia das medidas contra a Covid-19. Cada candidato levará apenas uma pessoa ao Edifício Ranulfo Oliveira, as diretorias da ABI e da OAB-BA não estarão no local. Portas e janelas do auditório permanecerão abertas. Por causa da pandemia, não será permitido o acesso de pessoas não credenciadas. A cobertura jornalística no local ficará por conta da ABI e da OAB-BA. “Os sorteios serão realizados na hora, para dar mais emoção e menos previsibilidade. Nosso desejo é que transcorra com o máximo de liberdade, inclusive na escolha dos temas, ênfase em propostas”, explicou Marques.

publicidade
publicidade