Blog das vidas

ABI lamenta a morte do jornalista Artur Carmel

A Associação Bahiana de Imprensa expressa pesar pelo falecimento do jornalista Artur Carmel, ocorrido na tarde desta terça-feira (06), aos 67 anos, em Salvador. Graduado pela antiga Escola de Biblioteconomia e Comunicação da Ufba, Carmel atuava na área de comunicação desde os anos 1980. Irreverente, participou de forma ativa da mudança de endereço do curso de jornalismo para o campus de Ondina.

Carmel passou por agências de publicidade e assumiu cargos de assessoria. Desde jovem, tinha pressa para entrar no mercado de trabalho. Quando decidiu ser jornalista, estava apenas a dois semestres de se formar em outro curso, o de economia. Mas, em entrevista ao jornal da Facom no início dos anos 2000, afirmou ter se surpreendido positivamente com os novos colegas.

“Um amigo querido, solidário e criativo. Uma das pessoas mais criativas que eu conheci. Nas redes sociais, sempre trazia novidades com alegria, com uma veia de humor.” afirma a jornalista Olívia Soares, amiga de Carmel por mais de 40 anos.

Em exercício, o jornalista passou por jornais como o A Tarde, Tribuna da Bahia e o extinto Jornal da Bahia. Associado à ABI desde 2021, também era um velho conhecido do presidente da entidade, Ernesto Marques.

“Conheci Carmel na minha primeira cobertura de visita presidencial em 1987, Sarney. O cercadinho de imprensa é coisa de priscas eras e, apesar do climão ainda no ar, porque sequer tínhamos uma constituição democrática, conheci a irreverência sempre debochada, visceral e cortante de Carmel”, conta o presidente.

Carmel enfrentava problemas de saúde, incluindo uma metástase em um dos pulmões, falecendo devido a um quadro de sepse decorrente de infecção pulmonar. O sepultamento ocorrerá amanhã (07), no Jardim da Saudade, às 11:30h, na Capela H.

*Catharine Ferreira é graduanda do curso de Jornalismo da Facom/Ufba, estagiária da ABI.

publicidade
publicidade