O jornalismo baiano sofre mais uma baixa neste 2025 marcado por várias perdas de colegas: acaba de nos deixar, aos 88 anos, o jornalista Carlos Alberto González Passos, o González. A ABI expressa sua solidariedade e se une à família do colega neste momento de dor. O sepultamento será às 15h desta sexta-feira (23), no Cemitério Campo Santo, em Salvador.
Com mais de 40 anos de profissão, ele atuou nos jornais “A Tarde” e Estado de São Paulo (Estadão), revista “Placar” e Agência Estado. No serviço público, esteve à frente da Coordenação de Jornalismo da Prefeitura Municipal de Salvador nas gestões de Antônio Imbassahy, Lídice da Matta, Fernando José e João Henrique.
González fez parte da diretoria e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba). Atualmente estava aposentado e residia em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, com a esposa, a também jornalista Nona Fernandes.
De acordo com familiares, ele estava na capital baiana para participar das comemorações dos 80 anos do irmão, o professor universitário e publicitário Fernando Passos. Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, na quarta-feira (21), sentiu-se mal e foi levado ao Hospital Jorge Valente, na Avenida Garibaldi, onde foi diagnosticado um quadro de embolia pulmonar, que evoluiu para óbito, nesta quinta.
Presidente da Associação Bahiana de Imprensa, o jornalista e radialista Ernesto Marques, comenta que “González marcou todas as redações por onde passou e está na memória de quem teve o privilégio de trabalhar com ele. A aposentadoria não foi o fim da sua carreira vitoriosa porque González foi jornalista até o fim”.