ABI BAHIANA

ABI lança clube literário e discute cobertura jornalística de temas ambientais

Na Semana do Meio Ambiente, o evento vai reunir pesquisadores, jornalistas especializados e gestores públicos, para discutir a interação entre mídia e órgãos governamentais na divulgação de dados e combate à desinformação

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promove na próxima quinta-feira, 6 de junho, às 14h, o lançamento do Clube de Leitura “Odisseia Literária da ABI”, no auditório da instituição, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. O evento, que é gratuito e tem o apoio da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), será marcado pela realização da Roda de Conversa “Mídia, Meio Ambiente e Poder: desafios e perspectivas da cobertura jornalística”, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente.

O encontro reunirá jornalistas, estudantes, gestores e especialistas para debater os desafios e as vivências enfrentadas por repórteres que cobrem a questão ambiental na Bahia, além de apontar caminhos para uma interação eficiente entre poder público e profissionais da imprensa, muitas vezes, na perigosa linha de frente da apuração de reportagens.

“Expostos a ameaças físicas, ataques durante suas investigações ou vítimas de assédio judicial, esses profissionais enfrentam processos e tentativas de censura por trazerem à tona informações sobre irregularidades ou crimes ambientais. Tais riscos não apenas ameaçam sua integridade física e mental, mas também representam uma tentativa de silenciar vozes críticas essenciais para a democracia e a preservação do meio ambiente”, ressalta o jornalista Ernesto Marques, presidente da ABI.

Esse tópico será discutido no primeiro bloco da roda de conversa, intitulado “Vivências e desafios da pauta ambiental”, no qual a ABI recebe as jornalistas Mariana Alcântara, especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico, pesquisadora vinculada à Facom/Ufba; Cleidiana Ramos, coordenadora dos projetos A TARDE Memória e REC do Grupo A TARDE, autora do especial “Água Grande”, sobre o Rio Paraguaçu; e Carolina Cerqueira, repórter do Jornal Correio, com foco em meio ambiente.

Conscientiz(Ação)

A diretora de Comunicação da ABI, Jaciara Santos, defende que a cobertura jornalística de questões ambientais é crucial para manter a população informada, combater fake news e o negacionismo científico. “Além de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de desastres ambientais, a atuação corajosa desses repórteres contribui significativamente para a formação de uma opinião pública consciente e engajada, capaz de cobrar ações efetivas e sustentáveis das autoridades”, argumenta a jornalista.

O Bloco 2 do evento, “Transparência e ação: O papel dos órgãos na divulgação de dados”, reunirá gestores públicos como Eduardo Topázio, diretor de Fiscalização Ambiental do Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Ivan Euler Paiva, titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis Salvador). A discussão abordará a interação do poder público com a mídia e de que forma a gestão pode contribuir para uma cobertura mais qualificada, combatendo a desinformação. Foram convidadas as assessorias de comunicação dos órgãos, pela função estratégica que esses profissionais desempenham na disponibilização de informações e atendimento às solicitações da imprensa.

Odisseia Literária

A primeira obra escolhida para a Odisseia Literária da ABI não poderia ser mais apropriada: “Maria Altamira” (1ª ed. São Paulo: Editora Instante: 2020), sétimo romance da escritora Maria José Silveira, é uma literatura de denúncia que acompanha a emocionante trajetória de uma família devastada pelo desastre ambiental. A narrativa exalta a presença ativa da população indígena e ribeirinha no combate às políticas de aniquilamento e discute, por exemplo, os impactos da construção da usina de Belo Monte, com histórias contadas a partir de perspectivas reais.

Segundo a idealizadora do projeto, a educadora Débora Muniz, o objetivo é reunir participantes interessados em compartilhar não apenas a leitura do livro escolhido, mas também outros saberes, experiências vividas e referências. Recém-egressa do curso de História da UFBA, ela atua como assistente na Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, da ABI, ao lado da bibliotecária Valésia Oliveira. 

Muniz conta que a ideia surgiu de uma demanda pessoal, depois de perceber mudanças em seus próprios hábitos de leitura, em decorrência de uma rotina agitada. “A literatura e o ato de ler não precisam ser uma jornada solitária. Quando fizemos a pesquisa para iniciar esse projeto, vimos muitos clubes de leitura online. Nossa ideia é expandir e criar uma rede, uma comunidade”, destaca a professora. A Odisseia Literária da ABI terá encontros mensais, para inspirar e reacender o amor pela leitura.

O encerramento da atividade ficará por conta de uma intervenção do Movimento Exploesia, grupo coordenado pela jornalista Vitória Régia Sampaio e formado por mulheres que praticam a arte poética autoral na Bahia. A entrada é gratuita e o público pode ficar à vontade para doar livros na recepção do auditório. As doações de obras paradidáticas serão destinadas ao projeto Circule Um Livro, no qual a ABI é parceira da ABAF – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal.

Sobre os convidados

Mariana Alcântara

Jornalista, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA) e integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL/UFBA), tendo recebido bolsa da CAPES. Especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico. Sua dissertação de mestrado abordou a cultura científica no Brasil e na Bahia através da análise sobre as políticas públicas de popularização da ciência e tecnologia. Atuou como repórter e foi editora em projetos como a Revista Jovens Cientistas e Agência de Notícias Ciência e Cultura. Pesquisadora de temas como mídia, ciência, saúde, meio ambiente, divulgação científica, educação popular e políticas públicas de popularização da ciência.

Cleidiana Ramos

Jornalista, professora, doutora em antropologia e pesquisadora nas áreas de Antropologia da Festa, Memória Social e Cibercultura. Coordena os projetos A TARDE Memória e REC do Grupo A TARDE onde faz a curadoria e gestão do Centro de Documentação A TARDE. É autora de Os Caminhos da Água Grande, livro-reportagem sobre o município de Iaçu, e Cibervida, Cibermorte e Cibersorte, uma coletânea de histórias que articulam cibercultura e a pandemia de coronavírus. É autora do especial “Água Grande”, sobre o Rio Paraguaçu, fruto de uma incursão de 12 dias feita por ela e pelo repórter fotográfico Luciano Andrade. 

Carolina Cerqueira

Formou-se em Jornalismo pela UFBA em 2022. Já passou pelas rádios GFM e Bahia FM, em Salvador, além do Estadão e CNN, em São Paulo. Atualmente, é repórter do Jornal Correio, com foco em comportamento, 60+ e meio ambiente. Nesta última área, já fez reportagens sobre mudanças climáticas, ansiedade climática, comprometimento do Parque Nacional de Abrolhos e devastação da Caatinga. Também é mestranda em Comunicação e Cultura Digital pela Facom/Ufba. Seu foco de pesquisa é Jornalismo Digital e Redes Sociais. 

Eduardo Topázio

Diretor de Fiscalização Ambiental do INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFBA (1989). Mestre em Engenharia Oceânica – Modelagem Numérica Computacional em Zona Costeira (2003). Já atuou no INEMA como coordenador e diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental, foi coordenador de monitoramento no INGÁ – Instituto de Gestão das Águas e Clima, coordenador Técnico de gestão de reservatórios e barragens no SRH – Superintendência de Recursos Hídricos. Engenheiro Sanitarista do CRA – Centro de Recursos Ambientais; aprovado em concurso Público (enquadrado atualmente como Especialista em Regulação e Fiscalização) lotado na Diretoria de Recursos Naturais – Coordenador do Programa Baía de Todos os Santos.

Ivan Euler Paiva

Titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal da Prefeitura de Salvador. Graduado em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia Ambiental Urbana, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e Design para Sustentabilidade e MBA em Empreendedorismo e Inovação.

SERVIÇO

Lançamento do Clube Odisseia Literária da ABI | com a Roda de Conversa “Mídia e Meio Ambiente: desafios e perspectivas da cobertura jornalística”
Data: 6 de junho (quinta-feira)
Hora: 14h
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Salvador)
Entrada gratuita | Sugestão: Doar um livro na recepção do evento

publicidade
publicidade