Blog das vidas

ABI manifesta pesar pela morte da colunista July Isensée

Faleceu, nesta quinta-feira (3/11), Julieta Isensée, a mais longeva colunista em atividade na imprensa baiana. Membra da Assembleia Geral da Associação Bahiana de Imprensa, July integrava o quadro associativo da entidade desde setembro 1961. A Diretoria da ABI manifesta profundo pesar pela morte da confreira e se solidariza com os familiares e amigos. O sepultamento de Julieta Isensée acontece às 11h30 desta sexta-feira (04/11), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Julieta Miranda Isensée nasceu na capital baiana, no dia 25 de setembro de 1928. Ingressou no jornal A Tarde em 1963, para redigir e editar o suplemento “Tablóide”, aos sábados. Em 1964, a direção do jornal a transferiu para a coluna social, onde atuou por 58 anos de forma ininterrupta.

Torcedora do Vitória, fã de Frank Sinatra e leitora de Fernando Pessoa, July também trabalhou, por 15 anos, no semanário ‘Esporte Jornal’, com o pseudônimo ‘Juju de Mirante’.

Referência no jornalismo social, em 2013, no Dia da Cultura, recebeu das mãos do então presidente da ABI, Walter Pinheiro, a Medalha Ranulfo Oliveira, pelo seu reconhecido pioneirismo na crônica social. Não é à toa que ela é reconhecida como ‘Primeira-dama do colunismo social da Bahia’.

Em 2018, por ocasião da passagem dos 106 anos do jornal A Tarde, July recebeu da ABI uma moção de louvor e aplausos, que ressaltou sua atuação no veículo e a sua competência profissional, além da fidelidade, seriedade, credibilidade e elegância dos registros da vida social da Bahia. A homenagem havia sido proposta pelo saudoso diretor Eliezer Varjão, falecido em abril de 2021.

publicidade
publicidade