ABI BAHIANA

ABI na FLIPELÔ!

De 9 a 13 de agosto a Fundação Casa de Jorge Amado realizará a 7ª edição da Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho. A novidade é a presença da Associação Bahiana de Imprensa na programação, através de seus espaços culturais. Os detalhes dessa estreia foram discutidos na manhã desta terça (16).

O presidente da ABI, Ernesto Maques, e a 1ª secretária Amália Casal receberam na sede da entidade, na Praça da Sé, a diretora de Produção da Flipelô, Simone Carrera. A produtora se mostrou entusiasmada com a possibilidade de expandir o território da Festa e aproveitar os equipamentos culturais da ABI.

Entre as atividades propostas estão lançamentos de livros de jornalistas, eventos alusivos a Ruy Barbosa, visitas guiadas, programações no Museu de Imprensa, saraus e outros eventos.

Flipelô 2023

Depois de três anos sendo realizada em períodos diferentes da proposta original, a Festa volta em 2023 a se relacionar com o mês de aniversário de Jorge Amado, que é celebrado em 10 de agosto.

Divulgação Flipelô

Como manda a tradição de homenagear uma personalidade que possui forte relação com Jorge Amado e com o universo literário, este ano a Flipelô reverencia a memória da escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, que liderou o terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro no bairro do Cabula, em Salvador.

De acordo com a organização da Flipelô, Jorge Amado guardava grande respeito e amizade por Mãe Stella, proclamando-a como irmã. O escritor devotava um verdadeiro afeto e admiração pela escritora e uma das maiores ialorixás do candomblé na Bahia.

Autora de nove livros que registram para posteridade o saber ancestral das religiões de matrizes africanas, a sacerdotisa Maria Stella de Azevedo Santos morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018. Ela é uma das personalidades retratadas na atual exposição do Museu de Imprensa, inaugurada em abril. A mostra Ginga Nagô traz imagens capturadas pelo fotojornalista Anízio Carvalho ao longo de quase seis décadas de atuação na imprensa baiana.

publicidade
publicidade