A presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Suely Temporal, e o diretor de Finanças da instituição, Henrique Trindade Filho, estiveram na manhã desta quarta (17) no gabinete do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão, para entregar uma Moção de Congratulações por sua eleição à presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Durante o encontro, do qual participou também a associada da ABI, Mara Santana, gestora de comunicação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), foi abordada a situação da Casa de Ruy Barbosa, museu pertencente à ABI e imóvel onde nasceu o jurista baiano conhecido como “Águia de Haia”.
O encontro deu continuidade ao debate público iniciado por Inaldo da Paixão dias antes, quando publicou o artigo “Nem ruína, nem silêncio: a palavra de Ruy precisa de casa”, divulgado pelo jornal Tribuna da Bahia e pelo site da ABI. No texto, ele chama atenção para o estado da Casa de Ruy Barbosa, alertando para os riscos do abandono e defendendo a preservação do espaço como lugar vivo de memória, reflexão e cidadania. Para ele, “preservar a Casa de Ruy é preservar a palavra, o debate e a liberdade”, pontuou.
Suely Temporal agradeceu ao conselheiro a iniciativa do artigo, que reforçou o tema na agenda pública. Ela falou do esforço da ABI em buscar caminhos para a preservação e reativação da Casa de Ruy Barbosa, reforçando o papel da entidade como guardiã desse patrimônio. “A Casa de Ruy Barbosa ultrapassa o valor material do imóvel. Trata-se de um bem simbólico, ligado à história da imprensa, do pensamento jurídico, da política e da democracia brasileira”, defendeu.
Confira a íntegra da moção:
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES
A Associação Bahiana de Imprensa se congratula com o Instituto Rui Barbosa, associação civil criada pelos Tribunais de Contas do Brasil em 1973, pela escolha do conselheiro Inaldo Araújo, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, como seu presidente.
Integrante destacado da comissão criada por esta ABI para organizar os eventos alusivos ao centenário de morte do eminente jornalista, jurista, político e diplomata baiano, Inaldo Araújo manteve-se vinculado à luta em defesa da memória e do legado de Ruy Barbosa, bem como permanece comprometido com o projeto Casa da Palavra Ruy Barbosa.
Ao aprovar a presente moção, a Associação Bahiana de Imprensa manifesta as suas melhores expectativas quanto à gestão do Conselheiro Inaldo Araújo, com a continuidade de tão importante apoio à causa da memória baiana, bem como reitera a importância dos esforços da sociedade brasileira em defesa da qualificação da gestão pública e dos órgãos de controle.



