ABI BAHIANA

ABI recebe doação de jornais históricos de Vitória da Conquista

Seis edições dos periódicos A Conquista e A Palavra, datadas do início do século XX, foram entregues pelo doutorando Alan Barbosa


A presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Suely Temporal, recebeu na manhã desta segunda-feira (26) a doação de seis exemplares de jornais históricos de Vitória da Conquista. O pesquisador Alan Barbosa entregou três edições dos periódicos A Conquista e outras três de A Palavra, que circularam entre 1911 e 1918 na então “Cidade da Conquista”, no sudoeste da Bahia.

Entre os exemplares doados está a edição inaugural do A Conquista, cujo artigo de capa apresentava o periódico: “Eis pois o nosso principal intento. Difundir notícias, alargar na esphera de nossas atribuições conhecimentos uteis, tornar conhecido, não só no Estado mas também no paiz todos os elementos que dispõe o municipio de Conquista” (sic).

Esses serão os primeiros exemplares do jornal A Palavra a integrar o acervo da ABI, que possui apenas uma edição do A Conquista. Os jornais foram recebidos pela museóloga Renata Ramos, responsável pelo acervo da associação. Segundo Renata, os exemplares passarão por um período de quarentena com produtos específicos para eliminação de fungos e, posteriormente, serão submetidos a processos de restauro e tombamento.

Pesquisador tem foco na imprensa do interior
Alan Barbosa encontrou os jornais durante a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), concluído em 2016. A pesquisa foi publicada no mês passado sob o título “A imprensa como ferramenta de poder: coronelismo e disputa política em Vitória da Conquista (1911-1917)“, no periódico Vozes e Diálogo (Univali).

De acordo com os estudos de Alan, o jornal A Conquista, fundado em 1911, foi o primeiro periódico produzido na cidade. Já o jornal A Palavra foi fundado em 1917. Ambos surgiram em um período marcado por disputas políticas na região.

O pesquisador, interessado na história da imprensa regional, é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação da professora Lia Seixas. Alan tem contado com o apoio da ABI em sua pesquisa atual, que investiga violências sofridas por jornalistas no interior da Bahia.

Edições doadas; veja fotos das capas


A Conquista:

  • Nº 1, de 14 de maio de 1911;
  • Nº 46, de 31 de março de 1912;
  • Nº 29, de 1º de janeiro de 1918.


A Palavra:

  • Nº 15, de 21 de setembro de 1917;
  • Nº 21, de 2 de novembro de 1917;
  • Nº 29, de 1º de janeiro de 1918.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade