ABI BAHIANA

ABI sedia workshop sobre tratamento de tinta ferrogálica em manuscrito

A atividade busca apresentar formas de lidar com a tinta ferrogálica, tão comum nos textos manuscritos antigos, assegurando métodos de preservação do material. O curso é voltado para historiadores, filólogos, arquivistas, paleógrafos, bibliotecários ou qualquer outro pesquisador que lide com documentos manuscritos.

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) abrigará o “Workshop Tratamento de Tinta Ferrogálica”, promovido pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Papel Memória e Arte, nos dias 20 e 21 de janeiro, das 14h às 17h. O curso será ministrado pelas professoras Bianca Scofano, do Memória e Arte/RJ, e Alícia Duhá Lose, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A inscrição pode ser feita no site www.even3.com.br/ferrogalica2019/

De acordo com o Memória e Arte, a atividade busca apresentar formas de lidar com a tinta ferrogálica, tão comum nos textos manuscritos antigos, assegurando métodos de preservação do material. “É uma atividade essencial para historiadores, filólogos, arquivistas, paleógrafos, bibliotecários ou qualquer outro pesquisador que lide com documentos manuscritos”, indica professora Vanilda Salignac, coordenadora e proprietária da instituição.

Livros antigos – Nos dias 13, 14, 15 e 17 de janeiro, a ABI receberá o curso “Identificação, análise e inventário de livros antigos e manuscritos em Arquivos e Bibliotecas”, ministrado pela professora Vanilda Salignac, e pelo professor convidado Fabiano Cataldo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). A atividade tem como público-alvo profissionais e estudantes de história, filologia, biblioteconomia, conservação e restauração e demais interessados. As vagas são limitadas. Inscrições aqui.

Renata Ramos, museóloga da ABI, destaca que os cursos ocorrerem na ABI é uma honra “pelo fato de a instituição possuir a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon e o Museu de Imprensa, que atuam para salvaguardar um acervo de livros e periódicos raríssimos”.

SERVIÇO

  • Curso “Identificação, análise e inventário de livros antigos e manuscritos em Arquivos e Bibliotecas”
    Dias 13, 14, 15 e 17 de janeiro
    Local: Associação Bahiana de Imprensa (ABI)
    Inscrições pelo Even3: https://www.even3.com.br/livrosantigos/
publicidade
publicidade