ABI BAHIANA

Acervos da ABI auxiliam pesquisas de historiadores

Instituição foi visitada por alunos do Programa de Pós-Graduação em História da Ufba durante apresentação de projeto sobre Ernesto Simões Filho, fundador do centenário A Tarde

Alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (PPGH/UFBA) movimentaram a sede da Associação Bahiana de Imprensa, nesta terça-feira (31). Com a tutoria da professora Maria de Fátima Novaes Pires, a turma assistiu à apresentação “Ernesto Simões Filho, um articulador da Política Baiana entre 1909-1954”, projeto da mestranda Luana Quadros.

Foto: Catharine Ferreira

Os historiadores visitaram os equipamentos culturais da ABI e conheceram acervos valiosos que já auxiliaram outros pesquisadores, nos âmbitos local e nacional.

Quadros adiantou detalhes do projeto que aborda a vida política de Ernesto Simões Filho, fundador do jornal A Tarde, em 1912. Ranulfo Oliveira – um dos presidentes mais longevos da entidade, também foi citado como figura importante nas articulações do político baiano. A partir de 1917, Ranulfo fez parte da equipe do jornal, onde atuou como diretor até o seu falecimento.

O tour incluiu a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, o Museu de Imprensa e o Auditório Samuel Celestino, onde estão guardados os acervos da Casa da Palavra Ruy Barbosa, antigo Museu Casa de Ruy Barbosa.

Foto: Catharine Ferreira

A idealizadora do encontro de hoje foi a professora Fátima Pires, que oportunizou aos estudantes escolherem espaços de pesquisa na capital baiana.

Luana Quadros conheceu a Biblioteca Jorge Calmon em abril deste ano e encontrou na ABI um acervo que permite maior compreensão do universo da imprensa baiana até os anos 1950. Além de destacar a importância das fontes de pesquisa, ela ressaltou que a autora Ângela de Castro Gomes, doutora em ciência política, oferece subsídios teórico-metodológicos para trabalhar os documentos do acervo privado de Simões Filho.

“Desde que eu cheguei aqui, tive contato com algumas informações relacionadas a Simões Filho, algumas delas que eu já tinha. Mas aqui tem muito conteúdo sobre a imprensa baiana”, observa a pesquisadora.

A professora Maria de Fátima guiou o debate entre os estudantes após a explanação de Luana Quadros e o grupo foi acompanhado pelo 1º vice-presidente da ABI, Luis Guilherme Pontes Tavares.

*Catharine Ferreira é graduanda de Jornalismo da UFBA e estagiária da ABI.

publicidade
publicidade