Notícias

Agência Pública concede bolsas para reportagens sobre mobilidade urbana

Projeto voltado a estudantes de jornalismo inscreve até o dia 9 de março e dará bolsas no valor de 5 mil reais. As pautas serão analisadas levando em conta a originalidade e relevância, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados.

Em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Agência Pública vai distribuir cinco bolsas de 5 mil reais para estudantes de jornalismo produzirem reportagens sobre mobilidade urbana. Além da bolsa, os estudantes vão receber a mentoria dos editores da empresa. As inscrições devem ser feitas até dia 9 de março pelo formulário disponível no site. O projeto Microbolsas surgiu no começo da Agência, para ajudar repórteres investigativos a tirar suas pautas dos sonhos do papel. Agora, estudantes de todo o Brasil estão sendo convidados a participar.

Para se inscrever, é necessário que o candidato conte um pouco de sua trajetória, indique um professor como referência e proponha uma pauta detalhada sobre mobilidade urbana. Se a proposta for pré-selecionada, o professor deverá enviar uma carta de recomendação. Grupos de estudantes podem se inscrever.

“Para o iCS é muito gratificante apoiar a Agência Pública na chamada de Microbolsas, a partir dessa iniciativa teremos importantes retratos da mobilidade urbana brasileira, que precisa rapidamente avançar no caminho da sustentabilidade ambiental”, conta Marcel Martin, coordenador do portfólio de Transporte do iCS.

As propostas podem tocar em qualquer aspecto deste tema que afeta tanto a vida dos brasileiros: políticas públicas de mobilidade urbana, transporte público, segurança no trânsito, impactos das formas de locomoção no meio ambiente, problemas que serão enfrentados pelos candidatos à prefeitura, entre outros. Um bom exemplo é a série Especial Catraca, que em 2017 revelou como funcionava a máfia dos ônibus no Rio, que controlava os preços de passagens e era acusada de superfaturar custos com aluguel para esconder lucros irregulares.

As pautas serão analisadas pela direção da Agência Pública e do iCS, levando em consideração a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados. O resultado será divulgado no site da Agência Pública a partir do dia 19 de março.

Da redação da Agência Pública

publicidade
publicidade