Notícias

ALBA outorga Título de Cidadão Baiano a Nelson Cadena

Nesta quinta-feira, às 9h30, o Plenário Orlando Spínola da Assembleia Legislativa da Bahia sediará uma sessão especial para outorga do Título de Cidadão Baiano ao jornalista, publicitário, pesquisador e escritor Nelson Varón Cadena, diretor de Cultura da Associação Bahiana de Imprensa.

Natural de Bogotá, ele reside na cidade de Salvador desde 1973. Com um vasto currículo na área de cultura e entretenimento, Cadena considera a capital um lugar único. Segundo ele, sua trajetória, iniciada no sul do estado, foi marcada pelo bairro de Itapuã.

“Itapuã foi meu batismo baiano, talvez por isso tenha tanto apego ao bairro e às suas tradições. Abaeté foi meu berço, Itaparica minha purificação, Salvador da Bahia minha vereda”, afirma. Durante os anos em que tem vivido na cidade, o diretor de cultura da ABI diz relembrar momentos dessa história todo dia de Lavagem do Bonfim. “Revivo essas emoções todo ano durante a passagem do Bando Anunciador da madrugada, no entorno, um cineminha na minha cabeça com frames sempre iluminados.”

Além de autor de obras como os 450 anos de Propaganda na Bahia, projeto com a editora Santa Helena, em 1999, Nelson Cadena também contribuiu para produção e representação cultural e cinematográfica da Bahia. Fora do campo editorial, seu projeto mais recente foi como parte da curadoria do Museu do Esporte Clube Bahia, na Fonte Nova, em 2022. 

A homenagem foi proposta pelo deputado Robinson Almeida (PT). Ex-secretário de Comunicação, o parlamentar destaca os estudos e as contribuições de Nelson Cadena para a Comunicação no Estado.

“A homenagem é merecida em razão da significativa contribuição de Nelson Cadena para a atividade jornalística, a produção cultural e a preservação e valorização da história da Bahia”, justifica o deputado. “Por muito tempo escreveu sobre história da Bahia e publicidade, responsabilizando-se pela condução de respeitável coluna de propaganda e marketing , no período compreendido entre 1979 e 2008. São quase 50 anos de residência e de exaltação da Bahia, com intensa presença e cooperação para o desenvolvimento da sociedade baiana”.

SERVIÇO

Outorga do Título de Cidadão Baiano a Nelson Cadena
Data: 14 de setembro
Hora: 9h30
Local: Plenário Orlando Spínola, Assembleia Legislativa da Bahia
(1ª Avenida Centro Administrativo da Bahia, 130 – Centro Administrativo da Bahia, Salvador)

Textos relacionados:

publicidade
publicidade