Notícias

Após invasão hacker, Conquista Repórter está de volta!

O retorno, depois de 9 dias fora do ar, foi possível por causa de uma campanha de arrecadação on-line

O site Conquista Repórter voltou ao ar. A notícia foi compartilhada na manhã desta terça-feira (03/10) pela diretora executiva do veículo, Victória Lôbo, por meio da página oficial no Instagram (@conquistareporter). Equipe do veículo independente recorreu a colegas da imprensa e à sociedade baiana, em uma campanha de arrecadação on-line, para retomar o controle da plataforma depois de sofrer um ataque hacker no dia 23 de setembro, conforme noticiado pela ABI (leia aqui).

O Conquista Repórter, inaugurado há pouco mais de dois anos, vem investindo em conteúdos que têm feito a diferença no jornalismo de Vitória da Conquista (BA), com coberturas responsáveis e de qualidade. Victória atua ao lado dos jornalistas Afonso Ribas, diretor Operacional, e Karina Costa, diretora de Conteúdo, também formados pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A equipe constatou, com perplexidade, a invasão. A primeira coisa que os cofundadores fizeram foi contatar o desenvolvedor do portal. As verificações constataram que todas as nossas pastas e arquivos tinham sido apagados do servidor. Uma empresa especializada em segurança de dados foi acionada. O backup foi restaurado, mas o estrago foi grande: diversos arquivos foram infectados e programas maliciosos, instalados.

Foi necessário fazer uma mobilização on-line para arrecadar o valor, que permitiu a limpeza dos arquivos infectados, as atualizações de plugins e aplicações de pacotes de segurança. A campanha foi abraçada por veículos independentes e leitores do CR.

“Graças a você, estamos de volta ao ar. E mais fortalecidos do que nunca! O jornalismo independente é uma construção coletiva. E é justamente por isso que resistimos a mais esse momento tão difícil. Começamos a semana transbordando gratidão”, celebrou a jornalista Victória Lôbo. A diretora agradeceu aos apoiadores da campanha de recuperação do site – tanto quem ajudou com doações como também quem contribuiu reverberando o pedido de socorro.

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo veículo no Instagram @conquistarepórter

Graças a você, ESTAMOS DE VOLTA AO AR!!! E mais fortalecidos do que nunca!! O jornalismo independente é uma construção COLETIVA. E é justamente por isso que resistimos a mais esse momento tão difícil. Começamos a semana transbordando gratidão.

Muito obrigada a cada um e cada uma que apoiou a campanha de recuperação do site, seja através de doações, seja divulgando nossos inúmeros posts com pedidos de ajuda.

Agradecemos infinitamente o seu apoio e contamos com ele para seguir pautando e denunciando violações de direitos humanos, dando protagonismo a vozes marginalizadas pela sociedade e mostrando também o que nossa cidade tem de riqueza cultural e humana.

Contamos não só com a generosidade de nossos leitores, leitoras, amigos e amigas, mas também de outras organizações que contribuem, dia a dia, para manter e fortalecer o ecossistema jornalístico independente em nosso país.

Nossa imensa gratidão ao ICFJ; Alma Preta; Instituto Fala; Nós, Mulheres da Periferia, Marco Zero Conteúdo e UneAfro. Agradecemos, especialmente, à nossa mentora, Elaine Silva, que fez a ponte com essas organizações e nos guiou nesse momento tão desafiador.

Obrigado também às entidades e veículos que nos apoiaram divulgando a campanha, como a ABI Bahia, Site Avoador, Jornalismo Importa, Terra, Sudoeste Digital e aos demais que por um acaso não tenhamos visto.

Nossa luta continua. E o jornalismo do Conquista Repórter está ainda mais vivo e pulsante!

publicidade
publicidade