A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) realiza neste sábado, 5 de julho, o lançamento da 8ª edição da Revista Memória da Imprensa, cujo tema é “Etarismo na Comunicação: O peso do conhecimento e da experiência”. O evento gratuito e aberto ao público acontece a partir das 9h30, no Auditório Samuel Celestino, na Praça da Sé (Centro Histórico), em Salvador. Na programação, uma roda de conversa com os articulistas, seguida de interação com os entrevistados da publicação. O som fica por conta do forrozeiro Gel Barbosa, que vai comandar o inédito “ArrastaPress”.
O projeto Memória da Imprensa chega à marca de 53 entrevistas com personalidades que fizeram e ainda fazem história na comunicação baiana. Nesta edição, a revista traz cinco expoentes da imprensa: Cristovaldo Rodrigues, repórter policial de faro afiado e alma de cronista; Edson Almeida, comentarista esportivo que completou 80 anos em plena atividade; Jolivaldo Freitas, cronista e escritor de múltiplos gêneros; Roberto (Bob) Fernandes, jornalista político de reconhecida trajetória nacional; e Vera Martins, que narra sua vivência de resistência e inovação nas ondas do rádio.

A seção de artigos reúne reflexões valiosas sobre o tema central da edição. A jornalista Camila Augusto, fundadora do Foco na Mídia, escreve sobre os desafios enfrentados por mulheres jornalistas no mercado de trabalho. O professor Diego Oliveira, coordenador acadêmico da ESPM, analisa o etarismo sob a ótica das relações de poder nas redações. E a sócia-diretora da ATcom Comunicação Corporativa, Suely Temporal, 2ª vice-presidente da ABI, reforça a urgência de romper o preconceito geracional como condição para uma comunicação mais justa, ética e diversa. Os articulistas estarão na roda de conversa do lançamento, com a mediação da jornalista Silvana Oliveira.
Já o ensaio fotográfico exibe imagens assinadas por Antônio Saturnino e é um tributo ao olhar aguçado do repórter fotográfico que nos deixou em abril. Entre seus registros marcantes está a imagem emblemática dos confrontos entre indígenas e policiais durante os 500 anos do descobrimento, em Porto Seguro. Um testemunho visual da coragem e da relevância do trabalho jornalístico, em uma narrativa sensível sobre permanência, memória e respeito.
Com coordenação editorial de Ernesto Marques, presidente da ABI, e de Jaciara Santos, diretora de Comunicação da entidade, projeto gráfico da Bamboo Editora e tiragem de 1.500 exemplares com distribuição gratuita, a publicação segue cumprindo sua missão de resgatar, preservar e divulgar a história da imprensa baiana, enquanto promove debates que atravessam gerações e desafiam o presente.
Juniorização
O editor Biaggio Talento chama a atenção para o fenômeno da “juniorização” das redações e os impactos da substituição sistemática de profissionais experientes por recém-formados, uma escolha que, muitas vezes, sacrifica a qualidade em nome da redução de custos. O texto contextualiza o tema à luz de dados, como os 12 mil postos de trabalho perdidos no setor segundo o CAGED, e o índice de demissões de jornalistas com mais de 50 anos, que chegou a 30% em 2019, segundo a Fenaj – Federação Nacional de Jornalistas.
Para Ernesto Marques, é preciso discutir as transformações vividas nas redações brasileiras e o apagamento gradual da experiência no jornalismo contemporâneo. Já no editorial, ele destaca a urgência de tratar o etarismo não com saudosismo, mas com objetividade e responsabilidade social. “Discutir sobre etarismo nas redações, hoje, é pensar sobre o Brasil de logo adiante, com base na soma das nossas vivências e expectativas”, escreveu.
ArrastaPress
Neste lançamento, a ABI promove a 1ª edição do ArrastaPress, um forró para proporcionar diversão e leveza, principalmente, aos trabalhadores da notícia que cobriram os festejos juninos Bahia afora. A atração musical será o forró do paraibano Gel Barbosa.

Natural de Serra da Raiz, Gel Barbosa escolheu Salvador para viver e hoje é presença certa em eventos de forró por toda a Bahia. Ele conta que aprendeu sanfona ainda menino, notabilizando-se como afinador de acordeons. Com carreira sólida, já tocou e produziu para nomes como Zé Calixto, Elba Ramalho e Renato Borghetti, reunindo técnica apurada e profundo respeito pela tradição forrozeira. Integra também o Quinteto Sanfônico do Brasil, grupo idealizado por Targino Gondim, que reúne ainda os sanfoneiros Sebastian Silva, Marquinhos Café e Rennan Mendes.
A programação começa às 9h30:
– Recepção no Museu de Imprensa
– Abertura com o presidente da ABI, Ernesto Marques
– Roda de conversa com articulistas
– Bate-papo com os entrevistados
– 1ª edição do ArrastaPress ABI – com Gel Barbosa
SERVIÇO
Lançamento da 8ª edição da Revista Memória da Imprensa
05/07 | 9h30
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé – Centro Histórico – Salvador)