ABI BAHIANA

Associação Bahiana de Imprensa divulga nota sobre as Eleições 2018

O documento destaca o zelo da ABI pela livre manifestação do pensamento e plena liberdade de informação, e pede que os presidenciáveis “pugnem pelo respeito ao povo brasileiro”. Confira a íntegra.

O Conselho Diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), reunido na manhã desta sexta-feira (19/10), na sede da instituição, decidiu emitir nota pública sobre as Eleições 2018, para manifestar preocupação com “as tensões que marcam o momento nacional”. O documento assinado pelo presidente da entidade, Walter Pinheiro, destaca o zelo da ABI pela livre manifestação do pensamento e plena liberdade de informação, e, entre outras orientações, pede que os presidenciáveis “pugnem pelo respeito ao povo brasileiro”.

Confira a nota:

A ABI E AS ELEIÇÕES

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), instituição que há 88 anos zela pela livre manifestação do pensamento e plena liberdade de informação, preocupada com as tensões que marcam o momento nacional, quando prestes está a se eleger o mais alto mandatário do país, sente-se no dever de externar o que se segue:

Estando em disputa a Presidência da República, é indispensável que os Senhores Candidatos pugnem pelo respeito ao povo brasileiro.
Em decorrência disso, repudia trocas de ofensas entre os mesmos, as quais devem ser substituídas pela apresentação de projetos e planos de governo que venham ao encontro dos mais relevantes anseios da população, para retirar o Brasil da prolongada crise em que se encontra, potencializada pela corrupção e uma degradação política nunca vista.

Da mesma forma, condena qualquer tentativa de tutela ao voto do eleitor, ou eventual manipulação em peças da campanha eleitoral que vise usurpar do cidadão o direito de se manifestar livremente. O voto deve resultar da convicção de quem vota, a ser formada a partir do acesso a informações verdadeiras, libertas das “fakes news” e dos ilusionismos do marketing.

Nossa força está na normalidade democrática, que precisa ser inteiramente preservada, com a imprensa e demais instituições cumprindo livremente o seu papel, como acontecido durante o 1º turno das eleições, que se desenvolveu dentro das normas estabelecidas.

Estes são princípios sensíveis e vitais necessários à sustentação dos elevados valores da dignidade humana, sem os quais se tornam impossíveis a prática e o exercício da cidadania.

Salvador, 19 de outubro de 2018.

Walter Pinheiro
Presidente da ABI

publicidade
publicidade