Notícias

Cajazeiras recebe primeiro Festival Literário Nacional

Diversas Leituras & Novos Caminhos. Esse é o tema do primeiro Festival Nacional Literário (Flin), que acontece no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, de 12 a 15 de novembro. Assim como as já consagradas Flica, Flip, Flipelô e outras festas literárias Brasil afora, o evento trará grandes nomes do cenário cultural brasileiro.

Diversas Leituras & Novos Caminhos. Esse é o tema do primeiro Festival Nacional Literário (Flin), que acontece no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, de 12 a 15 de novembro. Assim como as já consagradas Flica, Flip, Flipelô e outras festas literárias Brasil afora, o evento trará grandes nomes do cenário cultural brasileiro, como o ator e escritor Lázaro Ramos, a escritora Ryane Leão, a cantora Larissa Luz e o rapper e escritor MV Bill. A ação pretende fortalecer e aproximar o público de assuntos que dialogam diretamente com a juventude através de uma programação atual, extensa e diversificada.

Serão quatro dias de programação, com shows, saraus, slams, exibições de filme, bate-papos, lançamentos de livro e outras atividades. O Flin tem a perspectiva de dialogar diretamente com a juventude a partir das diferentes linguagens artísticas e culturais e do fortalecimento da identidade cultural, integrando as 21 escolas estaduais presentes em Cajazeiras à programação do festival.

Segundo o curador Tom Correia, o Flin pretende estimular o acesso ao livro e a leitura como recursos primários para a integração e o diálogo entre artistas visuais e da escrita, cineastas, slammers, coletivos de poesia e mediadores de origem eclética do bairro de Cajazeiras, mas também de outras regiões de Salvador e do Brasil.

“Acreditamos que o evento vai deixar um legado positivo a médio e longo prazo. Quem sabe revelando nomes de destaque no futuro na música, literatura, quadrinhos ou no cinema. O Flin aposta nos slam’s, nos saraus e no grafite como formas legítimas de fazer literatura”, diz Tom.

Um dos bairros mais populosos de Salvador, Cajazeiras foi escolhido para sediar a primeira edição do Festival por reunir públicos diversos e por possuir uma grande concentração de escolas estaduais. O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult).

Mobilização – Um conjunto de atividades foi iniciado no último dia 14 de setembro, como parte do festival. Nomeado Pré-Flin, esse primeiro momento envolve uma gama de eventos até o início de novembro, voltada à juventude de Cajazeiras, com o diferencial do diálogo com a população local. Todas as atividades se inserem no campo da leitura, da escrita e da formação e acontecem nas escolas da rede estadual do bairro. A Pré-Flin promoveu diversas atividades junto à comunidade local: reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas, através do TransformaeÊ, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de poema-cartaz e campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. (Com informações da Agenda Cultural)

SERVIÇO

I Festival Literário Nacional – FLIN
Quando: 12 a 15 de novembro ( terça a sexta-feira)
Horário: a partir das 8h30min
Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras
Endereço: Estr. do Coqueiro Grande, 127 – Fazenda Grande 2, Salvador – BA, 41340-050
Aberto ao público
MAIS INFORMAÇÕES: www.instagram.com/flinoficial | www.flin.ba.gov.br
publicidade
publicidade