Notícias

Cartunista brasileiro vence principal prêmio de festival na Bélgica

O cartunista Dalcio Machado (44), do Correio Popular, venceu a 55ª edição do International Cartoon Festival de Knokke Heist, evento que acontece na Bélgica há mais de 50 anos e é considerado um dos mais importantes da categoria. A ilustração de Machado foi selecionada entre mais de duas mil concorrentes, de 598 autores e 77 países. É o 116º prêmio da sua carreira, mas tem um sabor especial, por ser uma ambição antiga do artista. “Eu mandei três trabalhos para eles, o último em 2005. Mas o festival é tão bom, que eu não poderia imaginar que conseguiria o 1º lugar”, contou o cartunista, que recebeu elogios de artistas do mundo inteiro, além de ter sido agraciado com cinco mil euros (vinte e um mil reais). A cerimônia de premiação acontece em julho.

Dois lados_Dalcio
Ilustração vencedora do prêmio, um dos mais importantes do mundo – Foto: Reprodução

Uma crítica social, o quadrinho vencedor mostra o contraste entre crianças que têm medo do imaginário e as que temem o monstro da realidade. Dalcio explica que quis retratar os efeitos das guerras. “A ideia era mostrar como a guerra afeta o nosso imaginário e eu logo pensei em retratar a criança, como ela absorve a guerra. Mostrei debaixo da cama, onde reside o medo. Mas, para a criança que convive com a guerra, a cama serve de refúgio”.

Para baixinhos

Desde os 15 anos, quando foi selecionado pela primeira vez no Salão de Humor de Piracicaba, Dalcio participa de concursos. Há cinco anos, ele passou a se dedicar a escrever livros infantis, a criação específica para concorrer nos salões ficou para segundo plano. Não que alguém esteja reclamando, além do inspirador ‘Flubete’ e de ‘Não Brinque com a Comida’, o cartunista finaliza mais dois livros infantis. “O Arco-Íris é uma crítica ao consumismo e é para ser lido não só pelas crianças, mas também por adultos. O outro é mais poético, sobre a solidão”, conta.

*Informações do Correio Popular e de O Tempo.

publicidade
publicidade