Notícias

Centro Histórico de Salvador recebe abertura do Carnaval 2024

Evento contará com desfiles de blocos, apresentações de artistas renomados e atividades nos tradicionais circuitos da cidade

Cole no Centro! Já é Carnaval em Salvador e as ruas do Centro Histórico ganharam um colorido diferente. É que a região recebe nesta quinta-feira (08), a partir das 15h30, a abertura oficial da folia momesca. O Carnaval 2024 se estenderá até 14 de fevereiro (quarta-feira), com 12 dias de folia sob o tema “Salvador Capital Afro”.

A homenagem feita aos tradicionais blocos afro da cidade busca reconhecer a importância e a força da cultura negra para Salvador, sua história e para os festejos carnavalescos.

A história do Carnaval soteropolitano começa no século XVI, trazido por jesuítas às aldeias indígenas como uma estratégia de catequização. Com o tempo, a festa que nasceu na Europa em países como Portugal, Espanha e Itália, incorporou elementos distintos até se tornar um símbolo da cultura baiana. 

A abertura do Carnaval 2024 em Salvador será no Centro Histórico. Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê serão as grandes atrações na Praça Castro Alves.

Hoje (07) acontece o tradicional desfile Habeas Copos, no Circuito Sérgio Bezerra (Farol-Morro do Cristo), fechando o pré-Carnaval promovido pela Prefeitura Municipal. A gestão avisou que ao longo dos cinco dias de pré-folia e dos seis dias oficiais da festa, serão mais de 2,7 mil horas de música e 1,1 mil atrações.

Em virtude das festividades, a Associação Bahiana de Imprensa, localizada na Praça da Sé, retomará as atividades na próxima quinta-feira (15), às 8 horas. 

Confira a programação completa nos sites https://carnaval.salvador.ba.gov.br/ (ou no Instagram @salvadormeucarnaval) e do https://guiacarnavaldabahia.com.br/pelourinho/ (ou no Instagram @sufotur)

*Informações da Prefeitura de Salvador e do pesquisador Louti Bahia (Amo a História de Salvador).

publicidade
publicidade