Notícias

Centro Knight abre curso online gratuito sobre algoritmos de notícias

As redações em todo o mundo estão usando automação para produzir relatórios de ganhos, checagem de fatos, entre outras funções. O poder e as armadilhas dessas tecnologias serão abordados no curso online gratuito “Algoritmos de Notícias: O impacto da automação no jornalismo”, oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

As redações em todo o mundo estão usando automação para produzir relatórios de ganhos, checagem de fatos, entre outras funções. O poder e as armadilhas dessas tecnologias serão abordados no curso online gratuito “Algoritmos de Notícias: O impacto da automação no jornalismo”, que está com inscrições abertas. O treinamento acontece de 11 de fevereiro a 10 de março e integra o programa de capacitação do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, instituição que se dedica a aumentar os níveis ético e profissional do jornalismo e contribuir para a liberdade de imprensa e a democracia.

Divididas em quatro módulos, as aulas serão ministradas por Nicholas Diakopoulos, professor assistente da Northwestern University e diretor do Laboratório de Jornalismo Computacional. O conteúdo ensina a desvendar o mistério sobre algoritmos e inteligência artificial, automação e o que essas tecnologias podem e não podem fazer para a produção de notícias e o jornalismo. Os módulos abordam quais tarefas as pessoas ainda são melhores e sobre como combinar algoritmos e pessoas juntos em fluxos de trabalho produtivos. O desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional e como aplicá-las na produção de notícias também são abordados.

Leia também: Pesquisadores criam ferramenta que automatiza a coleta de reportagens

No último módulo, o aluno aprende sobre como os algoritmos estão criando um novo objeto para a investigação jornalística, o que está dando origem a uma prática especializada denominada relatório de responsabilidade algorítmica. O curso detalha ainda os métodos para investigar algoritmos, abordagens metodológicas, desafios e recursos para ser transparente na utilização dessa ferramenta no jornalismo. Inscrição no site da instituição.

Knight Center – O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado em 2002 pelo Professor Rosental Alves, presidente do Conselho de Jornalismo do Moody College of Communication da Universidade do Texas. Desde 2003, a instituição já treinou mais de 2.000 jornalistas das Américas e do Caribe, numa variedade de tópicos e disciplinas de jornalismo, como reportagem investigativa, ética, técnicas de jornalismo online, cobertura de conflitos armados, Reportagem Auxiliada por Computador (RAC), entre outros. O programa de capacitação é feito de três formas: cursos online de aprendizagem a distância, treinamento presencial através de conferências e palestras no continente, e a publicação de livros eletrônicos em nossa biblioteca virtual.

publicidade
publicidade