Notícias

CIEE aposta em capacitação para melhorar empregabilidade dos jovens

Iniciativa auxilia jovens em situação de vulnerabilidade econômica, grupo mais afetado pelos efeitos da crise provocada pela pandemia

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE está com o programa “Jovem Talento CIEE” em curso, um estágio para estudantes do ensino médio que alia oportunidade de ingresso ao mundo do trabalho com capacitação EAD. Voltada para estudantes do ensino médio ou técnico, a partir dos 16 anos, a iniciativa representa a oferta direta de mais oportunidades para os jovens – faixa etária mais afetada pelo desemprego –e também combate a evasão escolar, já que para participar do programa é  necessário estar matriculado em uma instituição de ensino.

Um levantamento realizado no banco de cadastro do CIEE contabiliza cerca de 524 mil jovens entre ensino médio e técnico elegíveis para o programa, e a expectativa é que sejam realizados 500 contratos mensais. “Atualmente, o Brasil possui cerca de 6 milhões de empresas, e se, apenas 1% dessas empresas contratarem um jovem do programa, o impacto na economia e na vida desses jovens será positivo”, afirma o CIEE.

De acordo com Humberto Casagrande, CEO do CIEE, a iniciativa auxiliará jovens vulneráveis, grupo mais afetado pelo desemprego e que também tem sofrido de maneira severa os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia. “Capacitação e oportunidades no mundo do trabalho são fatores que assombram há muitos anos os jovens brasileiros. Essa iniciativa é uma maneira de minimizar números de desalentados no nosso país, e, não só isso, será possível também combater a evasão escolar”, afirma.

O programa, que está amparado na lei do estágio por se tratar de uma contratação de natureza pedagógica, é válido para os estados da Região Norte, Nordeste (exceto Pernambuco), Centro-Oeste e São Paulo. As empresas interessadas em ofertar vagas nesta modalidade podem fazer contato diretamente com um consultor do CIEE nestes locais. Esses jovens contratados deverão receber uma bolsa-auxílio de R$ 500,00 (quinhentos reais) e que será a porta de entrada ao mercado de trabalho com possibilidade de efetivação. Ao mesmo tempo, esse valor ajudará a aumentar a renda da família para aqueles mais necessitados.

Educação digital

O programa estabelece que o adolescente tenha carga horária diária de seis horas, sendo uma reservada para a capacitação EAD na própria empresa. Os cursos online serão divididos em quatro trilhas: Administração, Comércio e Varejo, Contabilidade e Finanças e Tecnologia, que poderão ser personalizadas de acordo com a necessidade das empresas parceiras. Todas contam com carga horária de 480 horas e visam desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e valores humanos.

Serviço

Para se cadastrar, os estudantes devem acessar o site do CIEE http://www.ciee.org.br/

As empresas podem tirar dúvidas a respeito de vagas e como aderir ao programa pelo telefone 3003-2433 (ligação local).

publicidade
publicidade