Notícias

Cleidiana Ramos celebra 25 anos de jornalismo com festa em Iaçu (BA)

Evento acontece nesta sexta-feira (29) e inclui lançamentos de dois livros

A jornalista e professora Cleidiana Ramos vai comemorar seus 25 anos de jornalismo, nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 19 horas, na Estação Ferroviária de João Amaro, distrito do município de Iaçu, a 280 km da capital baiana. Como parte das celebrações, Cleidiana lançará os livros “Os Caminhos da Água Grande” (2ª edição), em formato físico, e o ebook “Cibervida, Cibermorte, Cibersorte”, no âmbito do Projeto I-Omi, como a jornalista batizou a agenda comemorativa.

Os Caminhos da Água Grande é um livro-reportagem sobre o município de Iaçu. A obra também celebra 25 anos, pois é o resultado do trabalho de final de curso da jornalista. Orientada pela professora Rosângela Vieira Rocha, escritora e autora de livros como Véspera de Lua, O Indizível Sentido do Amor e Nenhum Espelho Reflete seu Rosto, a grande reportagem está dividida em quatro capítulos: A Terra, O Fogo, A Água e O Ar.

Cibervida, Cibermorte, Cibersorte é um exercício inicial de Cleidiana Ramos no campo da ficção. São histórias que a autora prefere não inserir em uma categoria de literatura. Elas são resultado de suas reflexões sobre Cibercultura e as tensões e as transformações que esse ambiente de transitar entre redes tem produzido nos relacionamentos humanos. As histórias têm como pano de fundo a pandemia de coronavírus, período em que elas foram sendo produzidas. O livro para o lançamento na sexta-feira vai estar disponível apenas no formato Ebook, com vendas pela Amazon.

Foto: Divulgação/Projeto I-Omi

O evento de lançamento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Iaçu por meio das secretarias municipal de Educação e Cultura, Comércio e Turismo. Em contrapartida a jornalista realizou ações na área de consultoria sobre patrimônio e um minicurso em História e Cultura do Piemonte do Paraguaçu para professoras e professores da rede municipal de ensino.

Cleidiana Ramos nasceu em Cachoeira, cidade do recôncavo baiano, em 6 de março de 1975. Cresceu em Iaçu, território do Piemonte do Paraguaçu, na Chapada Diamantina, município pelo qual tem um amor incondicional. Em 1993 mudou-se para Salvador para realizar o seu projeto de seguir carreira no jornalismo.  Começou os estudos na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-Ufba) em 1994. 

Doutora em antropologia pela UFBA (PPGA, 2017), mestra em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA (Pós Afro, 2009). Tem experiência na área de Jornalismo (webjornalismo, reportagem, edição e fotojornalismo), Comunicação Social e Novas Tecnologias, Antropologia (Antropologia da Festa, Antropologia Visual, Estudos Étnicos e Africanos, Cultura Afro-brasileira e Memória Digital e Social).

Projeto I-Omi

I-Omi é um projeto concebido para celebrar os seus 25 anos da carreira no jornalismo. O nome é uma tradução livre do tupi I (Grande) e a palavra iorubá Omi que significa água.

Ao longo de 2023, Cleidiana Ramos fez diversas ações para viabilizar os festejos. Para garantir a publicação dos livros, a jornalista realizou uma campanha de financiamento coletivo no site da Catarse (já encerrada). O projeto contemplou também uma série de lives, que recebeu profissionais ligados à imprensa, à cultura e ao cenário político baianos.

No final de agosto, foi a vez do jornalista e radialista Ernesto Marques, presidente da ABI, falar sobre comunicação política e os desafios da representação de classe (confira a live no perfil @cleidianaramos).

Serviço:
O que: Comemoração dos 25 anos de jornalismo de Cleidiana Ramos -Lançamento dos livros Os Caminhos da Água Grande e Cibervida, Cibermorte Cibersorte (ebook)
Quando: 29 de setembro de 2023, às 19 horas.
Onde: Estação Ferroviária de João Amaro -Distrito de João Amaro – Iaçu (Ba)

publicidade
publicidade