ABI BAHIANA

COMUNICADO: ABI implementa melhorias em seu edifício-sede

Caros colegas jornalistas da Secom e demais servidores da PMS,

No ano passado comunicamos a realização de obras no subsolo para a instalação de uma subestação de energia e atualização de todas as instalações e dispositivos de segurança. Houve atrasos por conta das restrições da pandemia, além das surpresas que sempre surgem em edificações antigas.

Dependemos agora apenas da Coelba para começarmos a colher os benefícios que compensarão o investimento e os inevitáveis transtornos. Estamos fazendo todas as gestões possíveis para que a empresa cumpra as suas obrigações e instale, finalmente, o equipamento.

Nesta semana iniciaremos três obras igualmente importantes, simultaneamente. 

Saibam o que vai ser feito:

1. Todas as instalações de água e esgoto serão trocadas. Ainda usamos tubos e conexões metálicas da construção do Edifício Ranulfo Oliveira e isso tem reflexos, inclusive, na qualidade da água. Passaremos a captar água das chuvas e também as chamadas “águas cinzas”, usadas nas torneiras dos sanitários e copas. Esta água será tratada e reutilizada para serviços de limpeza e também nas descargas dos vasos sanitários. As redes de água e esgoto ficam embutidas num fosso entre as paredes dos sanitários e, para a troca, será necessário abrir uma “visita” de cerca de 1m X 1m.

2.SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas: o nosso velho pára-raios está desgastado pelo tempo e poderia não nos proteger adequadamente, na hipóteses de um raio.

3.PCI – Plano de Combate a Incêndios: será instalada uma rede independente de tubos e conexões de aço galvanizado, passando pelo espaço onde estão instaladas as copas, de todos os andares. Os hidrantes instalados nas escadas serão alimentados por esta nova rede. Todas as mangueiras e bicos dos hidrantes serão trocadas. Um sistema de sensores e comandos elétricos, botões de alarme e extintores dispersos por todos os andares estarão conectados à casa de bombas, no subsolo. Uma dessas bombas, inclusive, é movida a diesel, e o motor será acionado em caso de falta de energia. Instalaremos também hidrantes na área externa, alimentados por este mesmo sistema. O projeto segue todas as normas de segurança e foi homologado pelo Corpo de Bombeiros.

Considerando os transtornos decorrentes do uso de equipamentos como marteletes e rompedores, contratamos a CNS construtora para executar os serviços no contraturno – das 18h às 4h. Todos os operários tiveram que comprovar ciclo de vacinação contra covid-19 completo para serem contratados.

A previsão de conclusão dos serviços é de 120 dias. Este prazo poderá ser estendido em função da reforma da recepção do prédio. O retrofit projetado pelo arquiteto Luiz Humberto Carvalho deixará o espaço mais bonito, confortável e, sobretudo, mais seguro. Serão instaladas catracas para controle de acesso de visitantes, integradas ao sistema de videomonitoramento reforçado com a instalação de mais câmeras na recepção e nos elevadores.

Com estas obras, teremos concluído uma etapa importante em nosso esforço para modernização do nosso prédio, resolvendo os problemas mais severos e que afetavam a nossa segurança. Mas seguimos trabalhando em outros projetos para as etapas seguintes, na área externa e nas fachadas.

Certos de contarmos com a compreensão e colaboração, desde já agradecemos e reafirmamos a nossa permanente disponibilidade, caso desejem contribuir com críticas e sugestões. Estamos disponíveis no telefone: (71) 3322-6903 e no email: [email protected]

Atenciosamente,

Ernesto Marques

Presidente – ABI

publicidade
publicidade