ABI BAHIANA

Conferência da ABI enfatiza papel da imprensa na divulgação de ciência e economia

Denominado “ABI 95+5”, evento reuniu jornalistas baianos para debater a economia do mar

Nesta quarta-feira, 9 de abril, às 11h, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promoveu a segunda edição da Conferência ABI 95+5, com tema “A Economia do Mar e as Perspectivas para a Capital da Amazônia Azul”. A palestra ministrada por Eduardo Athayde, diretor do Worldwatch Institute (WWI), teve como objetivo aproximar a imprensa baiana da realidade do setor econômico ligado à vasta área marítima brasileira, conhecida como “Amazônia Azul”.

A conferência é parte das comemorações dos 95 anos da ABI, que se completam em agosto deste ano. Em um ciclo de debates voltado para temas de relevância social, a ABI busca, por meio desses encontros, promover discussões de alto nível sobre questões fundamentais para a sociedade baiana e brasileira. A escolha da economia do mar como tema reflete a crescente importância desse setor no estado, particularmente em relação às oportunidades de desenvolvimento sustentável.

À frente do WWI no Brasil, Eduardo Athayde trouxe um panorama detalhado das principais ações desenvolvidas pelo Instituto no setor marinho e costeiro, com foco na Bahia. “O que se estima é que a Bahia movimenta hoje 80 bilhões de reais por ano na economia do mar. Seja petróleo e gás, náutica, turismo, portos, pesca, ou a marisqueira, os banhistas, a barraca de praia, camelôs de praia, tudo isso é economia do mar”, explicou ele, ressaltando que o Instituto visa montar um Atlas da Economia do Mar para sistematizar os dados existentes sobre a área.

Segundo dados da Marinha do Brasil, o setor gera mais de 1,3 milhão de empregos e representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A Bahia, com sua extensa costa e proximidade com importantes rotas marítimas, é um dos principais pólos econômicos ligados ao mar no Brasil. 

Diálogo com a imprensa

Na plateia da conferência, nomes importantes do jornalismo baiano ouviram e anotaram informações. Marcaram presença a diretora de Jornalismo da Band Bahia, Zuleica Andrade; o repórter da editoria de Turismo e coordenador da WebTV do BNews, Rafael Albuquerque; Emerson Miranda,  repórter da Band; o jornalista da rádio Band News FM, Victor Pinto; o editor do Bahia Notícias, Fernando Duarte; e o diretor da A TARDE FM e apresentador da TV ALBA, Jefferson Beltrão.

Para o diretor do WWI Brasil, a presença desses nomes na conferência é uma vitória para a compreensão pública da economia do mar. “A ABI está exatamente convocando esses jornalistas, editores de vários veículos de imprensa, para trocarem informações e ideias sobre que nós expusemos aqui sobre a economia do mar. Acho que com isso vocês estão escrevendo uma nova história do futuro”, disse ele.

Já o presidente da ABI, Ernesto Marques, enfatizou o papel da imprensa não só como difusora de informações sobre o potencial econômico da Bahia, mas como instrumento de pressão às autoridades para materializar políticas públicas na área. “Acho que uma grande contribuição que a imprensa pode dar, a partir da cobertura qualificada desses assuntos, é cobrar corretamente as responsabilidades de cada esfera de governo na criação de uma política pública permanente para a economia do mar”, avaliou.

Também compareceram ao evento o presidente da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU), Jorge Novis, e o diretor Ticiano Cortizo. A Associação promove articulações entre o Brasil e entidades americanas que já estão mais avançadas na economia do mar, facilitando a troca de informações e tecnologia na área.

WWI

Com sua atuação focada na promoção de soluções para a sustentabilidade, a ONG Worldwatch Institute Brasil tem contribuído ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas privadas que buscam equilibrar a exploração dos recursos marinhos com a conservação ambiental. O Instituto tem desenvolvido projetos voltados para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, a proteção dos ecossistemas marinhos e a promoção de uma economia azul que seja inclusiva e responsável.

Acesse o álbum de fotos da conferência, no Facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=abi.bahia&set=a.1085277446962622

publicidade
publicidade