Notícias

Curso Abraji de verificação e checagem de fatos tem ênfase em IA e mira eleições municipais

Termina nesta sexta (10), o prazo de inscrições no curso “Verificação e checagem de fatos nas eleições municipais – ênfase em Inteligência Artificial”. O programa de capacitação oferecido pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo busca preparar jornalistas e estudantes para o enfrentamento da desinformação nas eleições municipais de 2024.

O curso é gratuito e será on-line e assíncrono, com aulas expositivas em vídeo publicadas diariamente entre 13 e 25 de maio de 2024. Com foco na verificação de conteúdos suspeitos, as aulas darão atenção especial às publicações geradas com o auxílio de Inteligência Artificial ou que utilizam recursos para criar as chamadas deepfakes, técnica que permite alterar vídeos e fotos, mudando rosto e/ou fala da pessoa em cena.

  • As inscrições podem ser feitas por este link.

O curso terá dez sessões pré-gravadas conduzidas por instrutores do Brasil e dos Estados Unidos com experiência em fact-checking. Cinco sessões serão conduzidas por profissionais brasileiros, como Tai Nalon e Cristina Tardáguila, fundadoras de Aos Fatos e Agência Lupa, respectivamente. As outras cinco, por instrutores dos Estados Unidos, como Aimee Rinehart, da AP, e Craig Silverman, da ProPublica. As sessões ministradas por estrangeiros serão legendadas em português.

Trata-se de um treinamento básico de técnicas e métodos de checagem para jornalistas que irão cobrir as eleições municipais de outubro e aborda especialmente o uso de IA como recurso para a criação e detecção de desinformação. Este programa está sendo realizado com recursos de edital da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

Programa

Aula 1: Desinformação em eleições municipais: o que esperar? Tai Nalon – Aos Fatos

Aula 2: Uso de Inteligência Artifical no Jornalismo – Aimee Rinehart – AP

Aula 3: Uso de IA para produção de desinformação e como detectá-la – Shaydanay Urbani – Brown University

Aula 4: Monitoramento de redes sociais – Metodologia e ferramentas – Cristina Tardáguila – Lupa

Aula 5: Acesso a dados municipais – Jamile Santana – Escola de Dados

Aula 6: Ferramentas para verificação de desinformação 1 – Craig Silverman – ProPublica

Aula 7: Ferramentas para verificação de desinformação 2 – Craig Silverman – ProPublica

Aula 8: Ferramentas para verificação de desinformação 3 – Craig Silverman – ProPublica

Aula 9: Técnicas de investigação visuais e geolocalizadas
Investigações visuais – Luisa Alcântara e Silva – Folha de S. Paulo
Usando mapas e geolocalização na verificação – Clarissa Pacheco – Estadão Verifica 

Aula 10: Documentação e preparação da área de trabalho
Como documentar a apuração – José Antônio Lima – Projeto Comprova
A preparação da área de trabalho – Helio Miguel Filho – Projeto Comprova

Mais informações pelo email [email protected].

publicidade
publicidade