ABI BAHIANA

De luto pela morte do professor João Eurico Matta, ALB e ABI adiam II Simpósio

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Academia de Letras da Bahia (ALB) manifestam profundo pesar pelo falecimento do acadêmico João Eurico Matta, e se solidarizam com seus familiares e amigos. Enlutadas pela grande perda que representa a partida do professor, as entidades decidiram adiar o II Simpósio de Jornalismo e Literatura, cujo início estava previsto para a noite desta terça (9). Em momento oportuno, será divulgada uma nova data.

João Eurico foi um dos mais antigos acadêmicos a ocupar uma das cadeiras da ALB, em seu caso, a de número 16. Aos 86 anos, deixa uma carreira profícua, dedicada à profissionalização da administração pública e de empresas. Foi professor titular de Administração da Universidade Católica de Salvador e professor e diretor da Escola de Administração da UFBA, onde ajudou a fundar o Mestrado em Administração. 

Matta foi também Secretário de Estado Extraordinário para a Reforma Administrativa, durante o governo de Lomanto Júnior. Sua experiência e conhecimentos estão transcritos no livro “Modernização do Poder Executivo na Bahia: Estratégia e Dinâmica do Programa de Reforma Administrativa do Governo Lomanto Júnior (1963-1967)”. Ele também presidiu o Conselho Regional de Administração, entre 1997 e 2006, foi membro da Academia Baiana de Educação e fundador e presidente de honra da Academia Baiana de Ciência da Administração. 

Em reconhecimento de seus pares, a Academia de Letras da Bahia decretou luto pela partida do mestre. 

*Com informações fornecidas pelo portal UFBA.

publicidade
publicidade