Notícias

Debate racial é tema do Dia Internacional dos Museus no Brasil

Evento marca lançamento oficial do Observatório Negro dos Museus e celebra 40 anos de regulamentação da profissão de museólogo (a)

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, o Observatório Negro dos Museus e da Museologia (Observamus) e o Conselho Regional de Museologia – 1ª Região promoverão o Maio Negro dos Museus e da Museologia.  O evento também será palco para a abertura oficial do Observamus, um grupo de pesquisa que reflete o campo da museologia, memória e patrimônio sob a ótica de profissionais negros da área.

Os encontros virtuais serão realizados em cinco mesas, nos dias 14, 16, 20, 23 e 28 de maio, sempre às 14h, e transmitidos ao vivo pelo Canal do COREM 1R (https://www.youtube.com/@corem1r) no Youtube, com inscrições prévias por meio da plataforma Doity. (Inscrições aqui)

O evento traz para o centro das discussões o debate racial no campo museal brasileiro por compreender a ausência do compromisso efetivo desses espaços de memória com os problemas enfrentados pela população negra no país.

Renata Ramos, museóloga da ABI, integra o Observamus

Para a museóloga Renata Ramos, responsável pelo Museu de Imprensa da ABI, a iniciativa significa um importante passo para empoderar estudantes pretos que não se veem contemplados no campo da museologia por sua representação usualmente branca nas posições de poder da área.

“Eu acho que é uma oportunidade importante para o público mais jovem”, avalia Ramos. “Para que os estudantes que estão entrando agora e são descendentes de quilombolas, que fazem parte dessa comunidade, possam se sentir parte da museologia, desse patrimônio”.

A ideia é que durante o ciclo de mesas, profissionais, estudantes, pesquisadoras(es), docentes, militantes e ativistas negros(as)(es) dos museus e da museologia do Brasil reflitam sobre a garantia de direitos, o enfrentamento ao genocídio da população negra e o combate ao racismo, além do mercado de trabalho para essa população e as ações afirmativas como questões para o processo da construção de uma Política Nacional de Museus Antirracista.

O público-alvo é a sociedade civil, visando principalmente os estudantes, pesquisadores e profissionais da área de museus, museologia, áreas afins e demais interessados no assunto.

Terão direito ao certificado os inscritos que participarem no mínimo de três mesas.

SERVIÇO

O quê? Maio Negro dos Museus e da Museologia
Local de realização: Canal do COREM 1R no YouTube
Quando? dias 14, 16, 20, 23 e 28 de maio de 2024
Horário: 14 horas
Link para inscrição: https://doity.com.br/maionegro
Contatos: Saulo Morenoe/E-mail:[email protected]/Joana Flores/E-mail: [email protected]

Mesa de Abertura – 14/05 | 14 horas

publicidade
publicidade