ABI BAHIANA

“Democracia Viva” é única chapa a concorrer à Diretoria da ABI

O presidente da Assembleia Geral da Associação Bahiana de Imprensa, Antônio Walter Pinheiro, requereu nesta segunda-feira (31) à 1ª Secretaria da instituição as condições de elegibilidade da chapa #DemocraciaViva, única inscrita para concorrer à Diretoria da ABI, para o período de 2022-2025. O prazo para inscrição de chapas foi encerrado na última sexta-feira (28) e a Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral ocorrerá no dia 30 de novembro, seguida do rito de posse.

Será a primeira eleição na ABI sob o novo Estatuto, que trouxe, entre outras inovações, a criação de diretorias estratégicas para a atuação da entidade em defesa da liberdade de imprensa e da democracia. É o caso da nova Diretoria de Defesa da Liberdade de Informação e dos Direitos Humanos; e das diretorias de Promoção Social e de Comunicação e Divulgação, antes com status de departamento. Entre os novos nomes que passam a integrar a Diretoria estão os jornalistas Yuri Silva, Jaciara Santos, Luiz Fernando Lima, Mara Santana e Emiliano José.

Não à toa, a chapa #DemocraciaViva traz como epígrafe uma frase do jornalista e jurista baiano Ruy Barbosa: “A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições“. Para Ernesto Marques, presidente da ABI e candidato à reeleição, o pensamento do Águia de Haia sintetiza a missão da entidade, em sua luta permanente pela manutenção do Estado de Direito e pelos valores democráticos.

Senadinho

Outra novidade é a criação do “Senadinho da ABI”, um ambiente de interação onde um grupo de diretores veteranos poderá se reunir para trocar ideias e passar sua expertise para o corpo diretivo. Na primeira composição, esse espaço será formado pelos nonagenários Florisvaldo Mattos, Valter Lessa e Jorge Vital de Lima. Com importantes atuações na trajetória da Associação e na imprensa baiana, eles agora abrem espaço na chapa para a renovação e assumem a tarefa de construir um diálogo com a turma mais jovem. 

“A nova composição diz muito sobre o que temos feito, no rumo da renovação, começando pelo movimento dos decanos, afirmando o seu lugar como primeira lição do quanto vale a pena construir uma história. São três titãs da imprensa baiana, cada um em sua área”, explica Ernesto Marques.

Membro da Diretoria da ABI há mais de 30 anos, o fotojornalista Valter Lessa demonstra entusiasmo com a formação do trio. “Estou às ordens para, junto com Florisvaldo Mattos e Jorge Vital de Lima, montar estratégias para contribuir da melhor maneira possível com a instituição”, afirma o mestre da fotografia. Para ele, Ernesto Marques faz uma gestão “excelente” e seus objetivos impulsionam a Associação ao crescimento. “Acompanho a ABI desde 1962. Se esse novo material humano se conscientizar e vier somar aos nossos esforços, vai ser maravilhoso. Poderemos dar a nossa contribuição aos mais novos. Vamos nos reunir, conversar, combinar nossas ações. Tenho uma visão sobre o amanhã, a cabeça está sensacional!”, brinca o titular da Secretaria da Assembleia Geral da ABI.

“A gestão de Ernesto só faz florescer o presente e o destino da ABI. É uma administração cheia de atividades fortes e projetos voltados para a preservação da memória da ABI e que muito a engrandecem”, enfatiza o jornalista, poeta e professor Florisvaldo Mattos, 2º vice-presidente na atual Diretoria. Flori, como é conhecido entre os confrades, reforça o seu apoio à gestão, que, segundo ele, tem contribuído para a preservação do jornalismo e da própria ABI. 

Em mais de 50 anos no jornalismo profissional, Florisvaldo Mattos desempenhou muitas funções no campo da comunicação. Ele espera continuar passando o seu conhecimento. Como professor na Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), Mattos transmitiu ensinamentos para nomes de destaque na imprensa baiana. “É um prazer enorme participar desse momento, nesse novo reduto, como alguém que foi lembrado por sua trajetória na área. Desejo contribuir participando das reuniões que sempre são luminosas, com postagens no site ou ajudando com a Revista Memória da Imprensa”, afirma.

Com uma carreira marcante no jornalismo esportivo, Jorge Vital chegou à ABI ainda na época do ex-presidente Jorge Calmon, no início da década de 70. Vital acumula passagens por veículos como o jornal O Momento, Diário da Bahia, Jornal da Bahia e A Tarde. Foi presidente da Associação Bahiana de Cronistas Desportivos (ABCD) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba). Agora, ele enxerga o Senadinho como uma oportunidade de interagir com os mais jovens. “É uma ótima ideia, uma experiência nova e que serve para reunir jornalistas veteranos”, destaca o conselheiro fiscal da ABI, aos 92 anos.

__________________________________________

  • Confira abaixo a composição da Chapa #DemocraciaViva

ASSEMBLEIA GERAL

PresidenteWalter Pinheiro
Vice-presidenteSérgio Mattos
SecretáriaHeloisa Sampaio

Suplentes
Wilson Midlej
Raimundo Vieira

DIRETORIA EXECUTIVA

PresidenteErnesto Marques
1º vice-presidenteLuis Guilherme Pontes Tavares
2ª vice-presidenteSuely Temporal
1ª secretáriaAmália Casal
2ª secretáriaJorge Ramos
Diretor de FinançasAntônio Matos
Vice-diretora de FinançasSara Barnuevo
Diretor de Defesa DI/DH Yuri Silva
Diretor de CulturaNelson Cadena
Diretor SocialNelson José de Carvalho
Diretor de Patrimônio Raimundo Marinho
Diretora de ComunicaçãoJaciara Santos

Suplentes
Luiz Fernando Lima
Mara Santana

CONSELHO CONSULTIVO

Titulares
Suzana Alice Pereira
Joaci Góes
Emiliano José

Suplentes
Jolivaldo Freitas
Luiz Nova

CONSELHO FISCAL

Titulares
Simone Ribeiro
Pedro Daltro
Romário Costa Gomes

Suplentes
Valter Xéu
Luiz Hermano
Valber Carvalho

QUEM É QUEM?

publicidade
publicidade