A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) realizou, nesta terça-feira (10), mais uma ação no âmbito do projeto #CirculeUmLivro, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). Desta vez, 89 exemplares, entre romances, livros sobre jornalismo e outros gêneros, foram recebidos pelo Espaço de Leitura A+Comunidade, na Boca do Rio, em Salvador. A campanha também já doou 155 exemplares à Biblioteca Comunitária Mané Dendê, no Subúrbio, em setembro deste ano.
As obras, que passaram por um processo de triagem pela Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, da ABI, foram entregues ao produtor cultural Fabiano da Silva, idealizador da A+Comunidade.
Apresentando o espaço que ocupa no prédio da Associação Católica Kolping, organização filantrópica sem fins lucrativos que é parceira da A+Comunidade, Fabiano explicou que a doação do #CirculeUmLivro chegou justamente no momento em que o projeto social tenta transformar seu pequeno espaço de leitura infantil em uma biblioteca comunitária registrada.
“Às vezes, chegam aqui senhorinhas procurando livro e dizem ‘não tem para a minha idade’, e eu digo ‘esse aqui para 5 anos é para a sua idade também’. Mas agora, com esses livros que vocês trouxeram, podemos começar a expandir para uma biblioteca realmente de todas as idades”, comemorou ele.
A equipe técnica da ABI foi representada pela bibliotecária Valésia Vitória, responsável pela Biblioteca Jorge Calmon, pela historiadora Débora Muniz, assistente do equipamento cultural e idealizadora da Odisseia Literária da ABI, clube do livro lançado em abril deste ano, e Pablo Sousa, assistente do Museu de Imprensa.
#CirculeUmLivro
A campanha #CirculeUmLivro nasceu dos esforços da ABAF e da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), para incentivar a leitura e promover o acesso a livros em lugares públicos. Além de espalhar conhecimento, o projeto quer contribuir para a maior visibilidade das instituições/autores que trabalham com livro/leitura; incentivar a economia circular, para que um livro que já foi lido possa levar momentos especiais para outras pessoas e, com isso, aproveitar para conscientizar sobre a sustentabilidade do livro físico.
De caráter permanente, o projeto conta com a parceria de diversas instituições para arrecadar e circular livros paradidáticos. A ideia é realizar a troca de exemplares de diversos gêneros para que as pessoas possam retirar um livro gratuitamente e que também deixem outro no lugar para o próximo em um dos pontos disponibilizados.
A ABI é um dos pontos de circulação de livros e incentivo à leitura do projeto #CirculeUmLivro. Além de abrigar um estande de coleta e troca de livros paradidáticos, a ABI tem no clube literário um espaço para formar novos leitores e promover a circulação de conhecimento.