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Especialista em marketing digital ensina como melhorar desempenho na internet

A especialista em marketing digital Samara Barreto preparou dicas sobre como um profissional da comunicação pode “criar uma comunidade” na internet. De acordo com a comunicóloga, três ferramentas são essenciais, não apenas para jornalistas, mas para qualquer pessoa que queira trabalhar no meio digital. Confira!

“A internet tem o poder de criar comunidades com dezenas e milhares de pessoas. Para o jornalista, é uma ferramenta incrível de conexão e compartilhamento de notícias, ideias e opiniões através de canais digitais”. É o que afirma Samara Barreto. A pedido da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a especialista em marketing digital preparou algumas dicas sobre como um profissional da comunicação pode “criar uma comunidade” na internet. De acordo com a comunicóloga, três ferramentas são essenciais, não apenas para jornalistas, mas para qualquer pessoa que queira trabalhar no meio digital: blog/site, rede sociais e listas (e-mail ou whatsapp). 

“O site é uma mídia proprietária, é uma forma de deixar o conteúdo 24 horas por dia à disposição dos leitores”, explica Barreto. Para ter autoridade e fazer crescer a comunidade nas redes sociais, é necessário publicar conteúdo diário. “Esse conteúdo precisa ser dinâmico e acima de tudo relevante”, pontua. “É preciso criatividade. As informações essenciais para pautar o processo criativo devem ser ‘as dores’ e necessidades de sua audiência”, recomenda a especialista.⁣

Em listas de e-mails ou aplicativos de mensagem como WhatsApp/Telegram, “organize uma lista de contatos das pessoas com quem você se relaciona tanto mídias sociais quanto no site. Faça banners para convidar essas pessoas a se cadastrarem em sua lista e receber novidades diárias do conteúdo sobre o segmento que você atua”, indica ela, mencionando uma velha conhecida do campo jornalístico: a newsletter. “As listas trarão velocidade para a notícias que são publicadas no site, por exemplo”, observa.

Foto: Divulgação

Samara ressalta que, além de criar uma comunidade e compartilhar conteúdo, é possível monetizar a audiência dos canais. “O jornalista pode criar e-books, palestras online, cursos, cobrar por anúncios de empresas no Blog/Site e muito mais”, destaca a proprietária da Innovate, empresa desenvolvedora de projetos em web sites e gestão de conteúdo para redes sociais. Samara foi uma das entrevistadas para uma matéria publicada pela ABI, na última sexta-feira (22). Na reportagem sobre ciberjornalismo e marketing digital, especialistas da área da comunicação abordaram possíveis interseções entre os dois campos profissionais, explicando os conhecimentos necessários para um profissional da imprensa ter melhores resultados no contexto digital. 

⁣Confira as 6 dicas de Samara Barreto para de ajudar jornalistas a ter melhor desempenho no contexto de pandemia (ou fora dele), nas redes sociais:

1 – Vida Profissional 
O que você tem feito profissionalmente durante o isolamento social? Está conseguindo atender seus clientes de alguma forma? Tem estudado? Tem lido qual livro? Como tem utilizado este momento para crescer profissionalmente?

2 – Vida pessoal no isolamento
Seus leitores querem saber da sua vida pessoal! Como está a alimentação? E a agenda com os filhos? Está fazendo atividade física? Está se arrumando ou passa o dia de pijama? Conte para sua audiência!

3 – Bastidores do home office
Como anda sua produção? Está fazendo reuniões com os colaboradores? Mostre sua rotina!

4 – Qual foi seu maior aprendizado profissional até o momento?
O que você poderia ter feito para se preparar, caso soubesse que haveria uma crise? Traga reflexões diárias com motivação.

5 – Abra a caixa de perguntas no Instagram
Seja pelo story ou no feed abra caixas de perguntas para seu público conversar com você. Aproveite para humanizar, ouvir e construir um relacionamento. ⁣

6 – Conte a sua trajetória profissional
Como tudo começou? Publique um “tbt” (Throwback Thursday, expressão em inglês que pode ser traduzida como "quinta-feira do retorno") de cursos e treinamentos. O #tbt é uma forma de reaproveitar conteúdos passados. Aproveite para incentivar seus leitores neste tipo de conteúdo, com emoção sobre suas conquistas e desafios.

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