“A internet tem o poder de criar comunidades com dezenas e milhares de pessoas. Para o jornalista, é uma ferramenta incrível de conexão e compartilhamento de notícias, ideias e opiniões através de canais digitais”. É o que afirma Samara Barreto. A pedido da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a especialista em marketing digital preparou algumas dicas sobre como um profissional da comunicação pode “criar uma comunidade” na internet. De acordo com a comunicóloga, três ferramentas são essenciais, não apenas para jornalistas, mas para qualquer pessoa que queira trabalhar no meio digital: blog/site, rede sociais e listas (e-mail ou whatsapp).
“O site é uma mídia proprietária, é uma forma de deixar o conteúdo 24 horas por dia à disposição dos leitores”, explica Barreto. Para ter autoridade e fazer crescer a comunidade nas redes sociais, é necessário publicar conteúdo diário. “Esse conteúdo precisa ser dinâmico e acima de tudo relevante”, pontua. “É preciso criatividade. As informações essenciais para pautar o processo criativo devem ser ‘as dores’ e necessidades de sua audiência”, recomenda a especialista.
Em listas de e-mails ou aplicativos de mensagem como WhatsApp/Telegram, “organize uma lista de contatos das pessoas com quem você se relaciona tanto mídias sociais quanto no site. Faça banners para convidar essas pessoas a se cadastrarem em sua lista e receber novidades diárias do conteúdo sobre o segmento que você atua”, indica ela, mencionando uma velha conhecida do campo jornalístico: a newsletter. “As listas trarão velocidade para a notícias que são publicadas no site, por exemplo”, observa.
Samara ressalta que, além de criar uma comunidade e compartilhar conteúdo, é possível monetizar a audiência dos canais. “O jornalista pode criar e-books, palestras online, cursos, cobrar por anúncios de empresas no Blog/Site e muito mais”, destaca a proprietária da Innovate, empresa desenvolvedora de projetos em web sites e gestão de conteúdo para redes sociais. Samara foi uma das entrevistadas para uma matéria publicada pela ABI, na última sexta-feira (22). Na reportagem sobre ciberjornalismo e marketing digital, especialistas da área da comunicação abordaram possíveis interseções entre os dois campos profissionais, explicando os conhecimentos necessários para um profissional da imprensa ter melhores resultados no contexto digital.
Confira as 6 dicas de Samara Barreto para de ajudar jornalistas a ter melhor desempenho no contexto de pandemia (ou fora dele), nas redes sociais:
1 – Vida Profissional O que você tem feito profissionalmente durante o isolamento social? Está conseguindo atender seus clientes de alguma forma? Tem estudado? Tem lido qual livro? Como tem utilizado este momento para crescer profissionalmente? 2 – Vida pessoal no isolamento Seus leitores querem saber da sua vida pessoal! Como está a alimentação? E a agenda com os filhos? Está fazendo atividade física? Está se arrumando ou passa o dia de pijama? Conte para sua audiência! 3 – Bastidores do home office Como anda sua produção? Está fazendo reuniões com os colaboradores? Mostre sua rotina! 4 – Qual foi seu maior aprendizado profissional até o momento? O que você poderia ter feito para se preparar, caso soubesse que haveria uma crise? Traga reflexões diárias com motivação. 5 – Abra a caixa de perguntas no Instagram Seja pelo story ou no feed abra caixas de perguntas para seu público conversar com você. Aproveite para humanizar, ouvir e construir um relacionamento. 6 – Conte a sua trajetória profissional Como tudo começou? Publique um “tbt” (Throwback Thursday, expressão em inglês que pode ser traduzida como "quinta-feira do retorno") de cursos e treinamentos. O #tbt é uma forma de reaproveitar conteúdos passados. Aproveite para incentivar seus leitores neste tipo de conteúdo, com emoção sobre suas conquistas e desafios.
- Acompanhe Samara Barreto:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/samarabarreto/
Site: https://innovate.net.br/
Facebook: https://www.facebook.com/Innovate.mktdigital
Instagram: @samarabarreto.mktdigital