Notícias

O que o Threads pode fazer por jornalistas? Saiba o que diz a consultora Samara Barreto!

A mais nova rede social da Meta, também responsável pelo Facebook, Instagram e Whatsapp, alcançou mais de 30 milhões de inscritos em menos de 24 horas de lançamento. A marca impressionou e foi o principal assunto nas últimas duas semanas, atraindo uma grande expectativa do público. Há quem tenha caído sem paraquedas no microblog criado por Mark Zuckerberg. Mas, se você é do time que preferiu deixar a poeira baixar e estudar um pouco mais as potencialidades do Threads, este texto definitivamente é seu.

Não é novidade que o Threads (do inglês “linha” ou “fio”, pode ser entendida como tópicos ligados entre si) chegou para fazer frente ao Twitter. O grande diferencial, segundo a consultora de mídias sociais Samara Barreto, especialista em marketing digital e CEO da jequieense Innovate, é a ligação direta com o Instagram e um feed feito para “gerar uma conexão rápida e empolgante”, podendo funcionar como um importante passo para o engajamento.

E o que o jornalismo tem a ver com o marketing digital e com o Threads? Muita coisa (e você vai entender). Para se destacar no mercado, cada vez mais jornalistas utilizam as redes sociais para conversar com a audiência, gerar tráfego para os portais e sites, e aproveitar as oportunidades trazidas pelo diálogo direto e as possibilidades de oferecer novas experiências ao seu público consumidor. “Antes de começar a escrever, as marcas e empreendedores precisam saber se o seu cliente ideal está lá”, ressalta a analista de sistemas. 

  • Confira a seguir o que diz Samara Barreto.

Qual o diferencial da plataforma? Como explicamos esse sucesso todo?

O Instagram usou sua audiência de mais de 2 bilhões para lançar esse novo produto. Mesmo sem saber se seria boa ou não, os usuários entraram no Threads por curiosidade. Por isso, um número tão rápido em pouco tempo.

Quais as principais funcionalidades?

Conversar! O Threads tem o layout parecido com o Twitter, diferente de outras redes da Meta. O app usa o feed para gerar uma conexão rápida e empolgante. 

E as diferenças em relação ao Twitter?

Aparentemente são iguais: as mensagens para publicar, botões de curtir, compartilhar o post na própria rede, além de responder os posts de amigos. Mas o Threads ainda não possui o Trend Topics, os assuntos em alta. Outras funções como estatísticas, mensagens diretas, feed cronológico e versão para desktop, são ferramentas que só existem no Twitter. 

Como se destacar no Threads?

A rede ainda é muito nova. Mas antes de começar a escrever, as marcas e empreendedores precisam saber se o seu cliente ideal está lá. Qual o tom de fala que você trará ao seu conteúdo? É preciso seguir uma linha editorial. Apesar de ser leve e com memes, os clientes precisam ter certeza que é a mesma marca que está em outras redes. Publique todos os dias, conte histórias, faça perguntas, responda as perguntas e crie uma conexão com sua audiência.

De que forma o Threads pode beneficiar pequenas empresas/empreendedores autônomos?

A sacada do Instagram foi usar sua base de audiência e construir uma nova ferramenta, trazendo uma conversa mais informal com os consumidores. No Instagram, o feed é uma vitrine com conteúdo sobre a marca e os stories um panfleto poderoso para vender e criar conexão. No Threads, as empresas podem mostrar o real time. É um espaço para humanizar, mostrar seus bastidores e trazer entretenimento, afinal, pessoas compram de pessoas.

E os jornalistas? Como profissionais da imprensa podem fazer um bom uso da rede e aproveitar o seu potencial?

Os jornalistas podem usar o Threads para gerar tráfego para seu blog/portal de notícias. No momento, o algoritmo está com uma entrega de conteúdo orgânico muito boa. Além de levar os usuários dessa nova rede para o blog, o jornalista pode fazer do Threads um microlog atualizando sua audiência com as notas e vídeos.

Como você avalia o quesito segurança da rede? Quais são os riscos?

Toda rede social e aplicativos coletam nossas informações, é um caminho sem volta. É a troca por usar apps gratuitos. Nossa privacidade é a moeda de valor para os grandes titãs da tecnologia da informação. O Instagram e outras redes geram receita através da publicidade. Não acho arriscado enviar informações como moeda de troca, afinal, alguém tem que pagar a conta. A segurança que devemos ter é com senhas e documentos para evitar que golpistas usem nossas redes para fins de engano. Inclusive, o Instagram diz que um dos motivos do selo de verificação para a maioria das pessoas é para evitar essas questões, diminuir os golpistas, entende? 

A rede é atrelada ao Instagram. É possível desistir do Threads e excluir a conta, se não gostar da experiência?

Sim, a rede é conectada ao Instagram. Mas é possível desativar. É a mesma ação de exclusão. Quando você desativa o Threads não tem  mais acesso ao app nem o Instagram usa as informações para fins de publicidade.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade