ABI BAHIANA Notícias

Fotografou o Carnaval? Concurso da Wikipedia vai premiar melhores imagens

O concurso Wiki Loves Folklore 2024, da Wikipedia, está com as inscrições abertas, com prêmios de R$ 2,5 mil para os melhores registros da cultura popular brasileira – incluindo a folia carnavalesca. Profissionais e amadores de qualquer lugar do Brasil podem submeter fotos, vídeos e áudios até o dia 31 de março.

Para concorrer, é preciso abrir uma conta no Wikimedia Commons para fazer o upload das imagens. Mais informações e acesso ao formulário estão neste link. 

Cultura popular

O prêmio não é dedicado apenas a fotografias do Carnaval, mas muitos dos ângulos da cultura popular destacados no regulamento do concurso estão relacionados a ele: Danças, Festivais e musicais; Pessoas, conhecimentos e atividades; Roupas e fantasias; Tradições, rituais e expressões orais; Teatro, artes cênicas e artesanato; Culinária.

O prêmio de fotografia Wiki Loves Folklore é organizado pelo Wikimedia Commons em conjunto com a Open Heritage Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada a criar visibilidade para o patrimônio cultural na internet.

“Baianidade”, por Jéssica Vitoria de Melo / Wiki Loves Cultura Popular 2023

As imagens que participam do concurso de fotos de cultura popular, premiadas ou não, passam a fazer parte do acervo da biblioteca online Wikipédia podem ser utilizadas sob licença Creative Commons. (Com informações da MediaTalks)

publicidade
publicidade