ABI BAHIANA

História da imprensa baiana é tema de aula na ABI

A Associação Bahiana de Imprensa recebeu, na manhã desta segunda (15), estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, para uma aula sobre a história da imprensa baiana, com os pesquisadores Luis Guilherme Pontes Tavares e Nelson Cadena, membros da diretoria da ABI.

A atividade foi uma iniciativa da disciplina História do Jornalismo, conduzida pelo professor Fernando Conceição. Uma vez a cada semestre, o docente promove a aula externa com alunos do primeiro período.

“Sejam muito bem-vindos. A casa é nossa. Aproveitem ao máximo e não se desconectem dessa casa, que é de vocês também”, disse o presidente da ABI, Ernesto Marques, já na recepção aos futuros colegas. “A ABI se orgulha de estar aberta para a sociedade como espaço de cultura e compartilhamento de saber.”

Além de histórias e curiosidades sobre a imprensa baiana e a própria ABI, os dirigentes abordaram temas importantes para a categoria, como formação, a luta pela volta do diploma, a farra na concessão de registros profissionais a pessoas sem qualificação. “Universidade é fundamental na formação de um bom jornalismo”, defendeu. Outro tópico relevante falou das diferenças entre as atuações da ABI e instituições como Sinjorba e Fenaj.

“Eu ainda não tinha deparado com uma palestra desse tipo. Estou no B.I. [Bacharelado Interdisciplinar], mas pretendo ir para Jornalismo. Não tinha de quando começou ser publicado o primeiro jornal.”

Caio César

“Eu gostei de saber da história dos jornais, do surgimento, como a Bahia foi pioneira nos jornais do Brasil inteiro.”

Ana Clara

“Achei muito interessante. Deu para explorar bem a proposta da matéria e enriquecer mais ainda o que a gente tem aprendido em sala de aula. Gostei de conhecer um pouco sobre os profissionais. Suas trajetórias geram inspiração e identificação.”

Nathalia Agatha

“Eu achei uma aula muito rica. É importante a gente se conhecer a história e também se aprofundar na futura profissão.”

Maria Karoline
publicidade
publicidade