ABI BAHIANA

Homenagem na ABI marca centenário da morte de Ruy Barbosa

Entidade outorgará a Medalha Rubem Nogueira, em reconhecimento a instituições e personalidades que contribuíram para a preservação da memória do jurista baiano

Referência na defesa das liberdades individuais e de imprensa, reconhecido por suas propostas políticas e educacionais, Ruy Barbosa foi um baiano notável para o país inteiro. Como uma das entidades responsáveis por cuidar de sua memória, a Associação Bahiana de Imprensa cumprirá a agenda organizada para o centenário de seu falecimento, no dia 1° de março de 2023.

A ABI prestará homenagens em sua sede e vai outorgar a Medalha Rubem Nogueira a instituições e personalidades que contribuíram para a preservação do legado do Águia de Haia, através de apoios ao Museu Casa de Ruy Barbosa, agora batizado de “Casa da Palavra Ruy Barbosa”. A solenidade de outorga da honraria acontece às 10h, no Auditório Samuel Celestino, na Praça da Sé, em Salvador.

A Medalha Rubem Nogueira, criada em Assembleia Geral pela ABI, faz parte da programação da efeméride do Centenário da Morte de Ruy Barbosa, articulada com diversas instituições baianas que tiveram a sua história marcada pela passagem de Ruy Barbosa.

Proponente da Medalha, o pesquisador e jornalista Luis Guilherme Pontes Tavares, vice-presidente da ABI, explicou a história da honraria.

“Pesquisando o acervo do Museu Casa de Ruy Barbosa, verificamos que a ABI ficou devendo o reconhecimento a todas as pessoas e instituições que colaboraram para a criação do Museu. Pretendíamos resgatar essa dívida de gratidão com homenagens post mortem. Nessas pesquisas, constatamos que o professor Rubem Nogueira foi o principal doador de peças para o acervo. Todos os livros trazem carimbo. Alguns, até assinatura e anotações dele. É uma riqueza monumental”, destacou.

Como parte das homenagens, a ABI segue empenhada em mobilizar instituições e a sociedade baiana para requalificar o equipamento cultural e a Rua Ruy Barbosa, no Centro Histórico na capital baiana.

Homenageados

Na lista de homenageados com a comenda estão Rubem Nogueira (in memoriam), um dos maiores estudiosos de Ruy Barbosa e um dos principais responsáveis pelo acervo do Museu Casa de Ruy Barbosa; Presciliano Silva (in memoriam), artista que retratou o imóvel onde Ruy nasceu e viveu até os 16 anos (e que depois se tornaria o Museu Casa de Ruy Barbosa). O desenho de Presciliano foi imprescindível para a reconstrução da residência; Ernesto Simões Filho (in memoriam), fundador do jornal A Tarde, promoveu subscrição pública e contribuiu com recursos para aquisição do terreno da casa natal de Ruy; Luís Vianna Filho (in memoriam), ex-governador, autor da biografia de Ruy Barbosa, considerado um clássico do assunto; Antônio de Pádua Carneiro, ex-diretor da Faculdade Ruy Barbosa, assumiu a manutenção do acervo do Museu em a sua gestão; a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Município de Salvador e o Estado da Bahia, pelas atuações na manutenção da casa de Ruy Barbosa. (Confira na programação abaixo os representantes dos homenageados)

Quem foi Rubem Nogueira – O professor e advogado serrinhense Rubem Nogueira é reconhecido como um grande jurista. Sua atuação lhe rendeu a “Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado da Bahia”, concedida a figuras que tenham contribuído com a cultura jurídica e que tenham tido destaque na prestação de serviços à sociedade. Nogueira foi consultor do Ministério da Justiça – quando deu seu parecer na Lei de Anistia, assinada pelo presidente Figueiredo em 1979; foi procurador-geral de Justiça na Bahia e fez parte do conselho da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil. Exerceu dois mandatos como deputado estadual e foi eleito deputado federal de 67 a 71. Como professor e pesquisador, tornou-se um dos grandes biógrafos de Ruy Barbosa, sobre o qual escreveu quatro livros, entre outras produções suas sobre o direito e a ordem social.

Programação

10h – Instalação da Sessão Solene de Outorga e abertura pelo presidente da ABI, jornalista Ernesto Marques;

  • Registro de presenças;
  • Histórico do Museu Casa de Ruy Barbosa;
  • Descrição da Casa da Palavra Ruy Barbosa;
  • Criação e justificativa da Medalha Rubem Nogueira.

10h15 – início da outorga das medalhas, nesta ordem:

Poder público:

  • Estado da Bahia, representado pelo Exmo. Sr. Governador Jerônimo Rodrigues;
  • Município de Salvador, representado pelo Exmo. Sr. Prefeito Bruno Reis;
  • Fundação Casa de Rui Barbosa, representada pelo pesquisador Cristian Lynch.

Personalidades/doadores in memoriam:

  • Ernesto Simões Filho, representado pelo presidente do Grupo A TARDE, João Cândido de Melo Leitão;
  • Presciliano Silva, representado pela filha, Maria Simões;
  • Luiz Viana Filho, representado pelo neto, Luiz Vianna Queiroz
  • Antônio de Pádua Carneiro, representado pela sua esposa Inês Vitória de Pádua Carneiro;
  • Rubem Nogueira, representado pela viúva, D. Gilka Felloni de Mattos Nogueira

>> Pronunciamentos

SERVIÇO
Centenário de falecimento de Ruy – Outorga da Medalha Rubem Nogueira
Quando: 1º de março de 2023, 10h
Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé – Salvador | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino)

publicidade
publicidade