Notícias

IBRAF lança prêmio para reportagens sobre a África

O prêmio IBRAF de Jornalismo busca fortalecer discussões sobre o continente africano na mídia brasileira. O instituto Brazil Africa espera que as matérias apresentem uma nova abordagem sobre a África e seus aspectos socioeconômicos. Podem participar jornalistas profissionais brasileiros e estrangeiros, nas categorias: TV, rádio, impresso e web. As inscrições estão abertas até o dia 30 junho.

O Prêmio IBRAF de Jornalismo, uma iniciativa do Instituto Brazil Africa, irá contemplar as melhores reportagens que tenham como temática o continente africano, nas seguintes categorias: TV, rádio, impresso e web. O instituto espera que os trabalhos apresentem uma nova abordagem sobre a África e seus aspectos socioeconômicos. As inscrições estão abertas até o dia 30 junho de 2020. Podem participar jornalistas profissionais brasileiros e estrangeiros. 

Para concorrer, as reportagens necessitam estar veiculadas em língua portuguesa, entre os dias 1° janeiro de 2019 e 30 de junho de 2020. Os profissionais brasileiros interessados em participar precisam estar registrados no Sistema de Informatizado do Registro Profissional da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia (SIRPWEB). 

De acordo com a entidade, a cobertura da imprensa brasileira mostra-se limitada, e também “repleta de desinformação e estereótipos, contribuindo para a construção de uma imagem inverossímil do continente”. Portanto, serão premiadas as reportagens que tratam com profundidade e amplitude, uma perspectiva contemporânea do continente africano, que explore o desenvolvimento, desafios, oportunidades e soluções, de preferência com a participação de pessoas e organizações brasileiras. 

Os vencedores serão anunciados no dia 2 de outubro de 2020 e o valor da premiação é de 5 mil reais para cada categoria. A entrega dos prêmios ocorrerá durante a cerimônia de premiação em local e data a serem divulgados nos veículos de comunicação do IBRAF. 

Mais informações acesso o site (www.ibraf.org/premio)

publicidade
publicidade