Diretoras da ABI e do Sinjorba foram até a redação do site Bnews para entregar a versão impressa do nosso Protocolo Antifeminicídio e conversar com os colegas. A ação realizada na manhã desta quarta (21) faz parte de uma série de visitas iniciada pela diretoria da ABI, para enfatizar a necessidade de uma cobertura cada vez mais responsável e ética em casos de crimes contra as mulheres.
A diretora de Comunicação da ABI, Jaciara Santos, a 2ª vice-presidente Suely Temporal, e Mônica Bichara, da Comissão de Mulheres do Sinjorba, foram recebidas pela editora executiva do veículo, Shizue Miyazono.
“O Protocolo Antifeminicídio é um projeto importantíssimo da ABI para todos os profissionais do jornalismo que lidam diariamente com notícias sobre esse tipo de crime e que, muitas vezes, na rotina corrida, não conseguem perceber a dimensão e a complexidade desse problema social tão perverso. Além disso, é um material que serve de instrumento de combate ao feminicídio e de reforço da rede de proteção das mulheres”, destacou Miyazono.
Suely Temporal agradeceu aos jornalistas do Bnews pela recepção calorosa e a disposição da turma em discutir o tema. Segundo ela, o objetivo é que o documento seja um apoio para a atividade diária de apuração desse tipo de crime.
“Sabemos que os veículos digitais tem uma árdua missão de prender a atenção do leitor além do título e da foto. O desafio é fazer com que o leitor permaneça mais tempo possível navegando na página. O sensacionalismo é o caminho mais fácil para isso. Entretanto, existem outras formas de prender a atenção do leitor. Uma história bem contada é uma delas. Nesse sentido, o protocolo torna-se útil como um guia para se contar uma boa história com respeito e ética em relação à vítima e seu familiares”, enfatizou a dirigente.
Essa é a terceira redação visitada pela diretoria da ABI. Primeiro, a comitiva desembarcou no centenário A Tarde. Em seguida, foi a vez dos veículos Band Bahia. As visitas estão sendo marcadas de acordo com a disponibilidade de cada veículo.
Leia também: