Notícias

Jornalistas mulheres representam 68,8% na cobertura da educação, diz Jeduca

Quem é o jornalista que cobre educação no Brasil? A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) apresentou o perfil deste profissional durante o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. Dentre os principais destaques, a análise mostrou que as mulheres são a maioria (68,8%) na cobertura da educação.

Quem é o jornalista que cobre educação no Brasil? A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) apresentou o perfil deste profissional durante o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, encerrado ontem em São Paulo. Dentre os principais destaques, a análise mostrou que as mulheres são a maioria (68,8%) na cobertura da educação e cerca de 1/3 têm entre 31 e 40 anos. A Jeduca concluiu que o cenário da pesquisa é um espelho das condições de trabalho do jornalista no país.

Antônio Gois, presidente da Jeduca, ressaltou que existe um número significativo de jornalistas trabalhando na área. “São jornalistas produzindo conteúdo em redações ou em organizações do terceiro setor. Eles estão produzindo conteúdo jornalístico que é lido por um público amplo. Tem um número significativo de jornalistas interessados nisso”, afirma.

“A pesquisa é bastante representativa no cenário nacional. O que a gente percebeu é que os dados refletem uma predominância de mulheres, uma renda até sete salários mínimos e um profissional com especialização”, explica a professora e pesquisadora Juliana Doretto, responsável pela análise dos dados. “A gente vê que a educação, assim como outros temas relacionados à infância e adolescência, é uma área da mulher”, relata Juliana. As mulheres representam 68,8% na cobertura da educação.

Migração e oportunidades

A pesquisa mostrou também que os profissionais da educação estão migrando das redações das grandes mídias para outras plataformas. “Eles estão em mídias tradicionais como jornais, rádios e Tvs, mas não estão só aí. Eles também estão em outras plataformas”, conta Juliana. O estudo mostrou ainda que 40% são produtores de conteúdo jornalístico ou informativo para o público. Se considerados os assessores de imprensa que produzem conteúdo, o percentual sobre para 60%. Dos produtores de conteúdo, cerca de ¼ trabalham em veículos impressos ou online, 14% no terceiro setor. Além disso, dos produtores de conteúdo, cerca de ¼ são repórteres e 20% editores.

Segundo o presidente da instituição, é possível amenizar algumas dificuldades por meio de ações pontuais. “A questão de remuneração que aparece muito na pesquisa. A gente pode atuar com formação e apoio”, relata Gois. Pensando nisso, a Jeduca criou um banco de fontes colaborativo, onde o jornalista associado à Jeduca pode compartilhar fontes com seus colegas. Além disso, a associação irá disponibilizar bolsas para a cobertura de pautas no setor. “A gente vai lançar ainda um edital com formato de bolsas. O jornalista vai apresentar uma pauta, uma comissão julgadora vai avaliar esta pauta e as melhores pautas terão financiamento da Jeduca”, explica. (Com informações do Portal IMPRENSA)

publicidade
publicidade