ABI BAHIANA

Liberdade de Imprensa, pilar da democracia!

Você sabe por que hoje, 7 de junho, comemoramos o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa?

Foi nesta data, em 1977, que a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lançou um manifesto contra a censura, assinado por quase 3 mil jornalistas. Segundo o Memorial da Democracia, se tratava do documento mais explícito em favor da liberdade de imprensa desde o golpe de 1964. Nele, os jornalistas exigiam o fim da restrição da liberdade de informação.
O manifesto denunciava a apreensão de edições inteiras de periódicos, a omissão de informações por parte do governo e a ameaça representada pelo AI-5, o ato institucional que inaugurou a fase mais sombria da ditadura militar no Brasil.

“Nós jornalistas manifestamos nossa disposição de lutar contra a censura e todas as formas de restrição à liberdade de expressão e informação; e firmamos nossa posição, contrária à manutenção dos atos de exceção que impedem o livre exercício da nossa profissão e, com isso, sufocam o debate e a participação consciente da população”, dizia o documento.
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) acredita que é através de uma imprensa atuante, livre e independente que podemos exercer plenamente nosso direito de acesso à informação — um direito fundamental para garantirmos que informações de interesse público não sirvam a interesses antidemocráticos.

A liberdade de imprensa é pilar da democracia!