Notícias

Livro aborda novo papel da comunicação comunitária no Brasil

Publicação será lançada no dia 18 de março pela Agência de Notícias das Favelas

No próximo sábado (18/03), às 15h, a Agência de Notícias das Favelas (ANF) vai lançar o livro “Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil”, uma coletânea com 132 páginas. A publicação foi organizada pelo jornalista André Fernandes, fundador da ANF, tem prefácio do fundador do Grupo Eco e do Viva Rio, Itamar Silva, e apresentação da ensaísta e professora Ivana Bentes. O evento gratuito acontece na Casa do Hip Hop da Bahia, Largo Quincas Berro D’Àgua, Pelourinho, em Salvador.

Produzida pela ANF Editora, a publicação reúne textos de comunicadores populares e especialistas em comunicação de cidades do país, como Adair Rocha, fundador do Núcleo de Comunicação Comunitária da PUC-Rio; Alexandre Santini, ex-diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; André Santana, jornalista e professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Mara Rovida, autora do livro Jornalismo das periferias – o diálogo social solidário nas bordas urbanas; Patrick Granja, autor do livro Cadê o Amarildo?; Michele Cruz Vieira, professora da Universidade Veiga de Almeida e da Faculdade Hélio Alonso – Facha; Renata Feital, professora no curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá; e Wellington Frazão, coordenador do canal de Web TV Periferia em Foco, Amazonas.

Comunicação Comunitária – A comunicação comunitária vem exercendo um papel fundamental na sociedade brasileira há pelo menos cinquenta anos. “Nesse período, muitos estudaram e muito mais foi construído por movimentos sociais e por grupos diversos em todo o Brasil. Outros caminhos também foram traçados neste século – novas tecnologias e a necessidade de crescimento fizeram com que essa mídia contra-hegemônica se tornasse em alguns casos até mesmo comercial, mas sem perder seu caráter comunitário”, destaca a ANF.

É sobre esse novo papel da comunicação comunitária no Brasil que se trata o livro Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil.

Sobre a ANF – A Agência foi fundada pelo jornalista André Fernandes, em 2001, sendo a primeira agência de notícias de favelas do mundo. Possui uma sede no Rio de Janeiro e outra em Salvador, no Bairro da Paz, e terá ampliação física para São Paulo e Brasília ainda neste semestre. Aproximadamente 500 colaboradores/voluntários, atuam na ANF produzindo notícias das favelas diariamente. A partir deste cenário a organização tem representantes em todas as regiões do país, pautando as experiências das periferias de acordo com as vivências destes comunicadores comunitários.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil”
Data: 18/03 (sábado)
Horário: 15h
Local: Casa do Hip Hop da Bahia, Largo Quincas Berro D’Àgua, Pelourinho, Salvador
Evento gratuito

publicidade
publicidade